Iniciando no Javascript: Ocultar scripts em navegadores antigos


Autor/fonte: CriarWeb.com
E-mail/Url: http://www.criarweb.com/artigos/182.php



Digg del.icio.us

Já vimos que Javascript se implementou a partir de Netscape 2.0 e Internet Explorer 3.0, inclusive existem navegadores que funcionam em sistemas onde somente se pode visualizar texto e portanto determinadas tecnologias, como esta linguagem, estão fora do seu alcance. Sendo assim, nem todos os navegadores do web compreendem Javascript. Nos casos em não se interpretam os scripts, os navegadores assumem que o código destes é o texto da própria página web e como consequência, apresentam os scripts na página web como se tratasse de um texto normal. Para evitar que o texto dos scripts se escreva na página quando os navegadores não os entendem, temos que ocultá-los com comentários HTML (<!-comentario HTML -->). Vejamos com um exemplo como se deve ocultar os scripts:

<SCRIPT>
<!--
Código Javascript
//-->
</SCRIPT>

Vemos que o inicio do comentário HTML é idêntico a como o conhecemos no HTML, porém o fechamento do comentário apresenta uma particularidade, que começa por duas barras inclinadas. Isto é devido a que o final do comentário contém vários caracteres que Javascript reconhece como operadores e ao tratar de analisá-los lança uma mensagem de erro de sintaxe. Para que Javascript não lance uma mensagem de erro se coloca antes do comentário HTML essa barra dupla, que não é mais que um comentário Javascript, que conheceremos mais adiante quando falarmos de sintaxe.

O início do comentário HTML não é necessário comentá-lo com a barra dupla, dado que Javascript entende bem que simplesmente se pretende ocultar o código. Um esclarecimento a este ponto: se colocássemos as duas nesta linha, se veriam em navegadores antigos por estar fora dos comentários HTML. Os navegadores antigos não entendem as etiquetas <SCRIPT> , portanto não as interpretam, tal como fazem com qualquer etiqueta que desconhecem.

O NOSCRIPT

Existe a possibilidade de indicar um texto alternativo para os navegadores que não entendem Javascript, para lhes informar de que nesse lugar deveria executar um script e que a página não está funcionando com 100% de suas capacidades. Também podemos sugerir aos visitantes que atualizem seu navegador a uma versão compatível com a linguagem. Para isso utilizamos a etiqueta <NOSCRIPT> e entre esta etiqueta e seu correspondente de fechamento podemos colocar o texto alternativo ao script.

<SCRIPT>
código javascript
</SCRIPT>
<NOSCRIPT>
Este navegador não compreende os scripts que se estão executando, você deve atualizar sua versão de navegador a uma mais recente.
<br><br>
<a href=http://netscape.com>Netscape</a>.<br>
<a href=http://microsoft.com>Microsoft</a>.
</NOSCRIPT>




Enviado por xKuRt em 21/11/2006 às 09:56


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sexta, 19 de Dezembro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
HTML 5 e CSS3: Desenvolva Hoje Com O Padrão De Amanhã


Capa do livro
Construindo Aplicações Web com PHP e MySQL


Capa do livro
Certificação Linux: Guia Para os Exames LPIC-1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator





Hostnet

IMD