Iniciando no WAP/WML: Conclusão e perguntas frequentes sobre WAP


Autor/fonte: Bernardo Pestana Bouzan e Elly d'Alcantara Fonseca
E-mail/Url: http://www.gta.ufrj.br/grad/06_1/wap/perguntas.htm
Tags: [ iniciando no wap wml ]



Digg del.icio.us

Como pode ser visto nesta abordagem da tecnologia WAP, ela foi pioneira no seu objetivo e movida pela necessidade dos usuários, juntando as maiores empresas no setor em prol deste objetivo comum.

Com o passar do tempo o contínuo avanço das tecnologias que o cercam, o WAP também evoluiu, passando por diversas modificações e versões, sendo as principais: 1.0, 1.1, 1.2, 1.2.1 e 2.0.

Como foi também apresentado, o WAP não foi um enorme sucesso, mas o fato de estar presente na quase totalidade dos aparelhos móveis comercializados atualmente demonstra que nenhuma outra tecnologia foi capaz de conectar telefones móveis à Internet de forma mais eficiente.

Perguntas frequentes sobre WAP

Que sistema operacional o WAP utiliza?

O WAP é um protocolo de comunicação e um ambiente de aplicações multiplataforma. Ele pode ser usado sobre qualquer sistema operacional, como: PalmOS, Windows CE, JavaOS, OS/9, FLEXOS, EPOC, entre outros.

O protocolo WAP dá suporte à imagens?

Sim. O padrão para imagens é o formato WBMP que permite o uso de imagens monocromáticas. Nas versões mais novas foi introduzido o suporte ao formato colorido PNG, que até o momento tem bom desempenho nas resoluções existentes nas telas LCD dos handheld’s.

Qual a relação entre o WAP e o Bluetooth?

O Bluetooth é uma comunicação via rádio de baixa potência destinado à redes locais. Apesar de as duas tecnologias visarem problemas diferentes, muitos dos cenários de uso do Bluetooth também envolvem um dos dispositivos se comunicando pelo ar através do WAP. Como muitas empresas são membros tanto do fórum de WAP como do fórum de Bluetooth, os dispositivos atuais fazem uso das suas tecnologias.

Qual a diferença entre um domínio "wap" e um "www"?

Não existe diferença significativa entre um domínio "wap" e um "www". Normalmente, quem tem um domínio "www" na internet o hospeda em um provedor. Para ter acesso a um site, como por exemplo "www.meusite.com.br", o nome é transformado em um endereço de IP pelo DNS. Ao criar uma nova página "wap", como por exemplo "wap.meusite.com.br", o que se faz é hospedá-la no mesmo provedor que o site "web", inclusive com o mesmo endereço IP.

Para diferenciar os acessos, um script localizado no próprio servidor detecta que tipo de browser está tentando acessa-lo e responde com o conteúdo apropriado.

Uma operadora de celular tem a capacidade de negar o serviço de acesso a uma aplicação WAP?

Esta é uma questão que leva em consideração a política da operadora, e não a tecnologia WAP em si. Cada operadora pode escolher entre negar ou não o acesso de um usuário a uma aplicação WAP por diferentes motivos. Mas estes motivos e os meios para se fazer isto são, a princípio, os mesmo das aplicações para Internet "fixa".




Enviado por xKuRt em 28/01/2009 às 11:38


Itens relacionados

Iniciando no WAP/WML: Arquitetura WAP 1.x
Iniciando no WAP/WML: Segurança
Iniciando no WAP/WML: A linguagem WML
Iniciando no WAP/WML: Usuários WAP no Mundo
Iniciando no WAP/WML: O que é WAP?
Iniciando no WAP/WML: Arquitetura WAP 2.x

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quinta, 27 de Novembro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Como Solucionar e Diagnosticar Defeitos no PC Através de Software


Capa do livro
Construindo Sites com CSS e (X)HTML


Capa do livro
Segurança em Sistemas Linux





Hostnet

IMD