Trabalhando com o filtro Bevel no ActionScript 3


Autor/fonte: Joao Pedro Lemos
E-mail/Url: jp.thelemos[arroba]gmail.com
Tags: [ bevel ]



Digg del.icio.us

Este é o meu primeiro tutorial de ActionScript aqui no HTMLStaff e resolvi falar neste artigo do ActionScript 3 já que toda a atenção dos últimos meses esteve voltada ao lançamento e as novidades da linguagem do flash elaborada pelos Masters da Adobe.

Darei ênfase neste artigo aos pacotes flash.display e flash.filters trabalhando com as classes Sprite e BevelFilter.

Antes de mais nada, um filtro Bevel, nada mais é do que um efeito meio 3D jogado em um objeto no stage.

Então vamos começar.

Desenharemos, primeiramente, um quadrado no stage usando a classe Sprite. Depois atribuiremos os filtros.

Inicie o Flash CS3 e em ActionScript 3 no painel Actions digite:

//importamos as classes necessárias

import flash.display.Sprite;

import flash.filters.BevelFilter;

import flash.filters.BitmapFilterType;

import flash.filters.BitmapFilterQuality;

//criamos um novo objeto da classe Sprite

var image:Sprite = new Sprite();

//definimos a cor de preenchimento do objeto image

image.graphics.beginFill(0xff0000,100);

//definimos o estilo da linha

image.graphics.lineStyle(15,0xff0000,50);

//desenhamos a forma com o método drawRect() da classe Sprite

image.graphics.drawRect(10,10,500,100);

image.graphics.endFill();


/*A variável bevel do tipo BevelFilter conterá as propriedades da classe

bevel para ser feito o filtro no image*/

var bevel:BevelFilter = new BevelFilter();

//distance refere-se o quanto se afastará o efeito do image

bevel.distance = 5;

//O ângulo do efeito Bevel;

bevel.angle = 225;

//Cor clara máxima

bevel.highlightColor = 0xFFFF00;

//Alpha máximo

bevel.highlightAlpha = 0.8;

//Cor da sombra do objeto image

bevel.shadowColor = 0x666666;

//Alpha da sombra

bevel.shadowAlpha = 0.8;

//sombras laterais na escala X

bevel.blurX = 5;

//sombras laterais na escala Y

bevel.blurY = 5;

bevel.strength = 5;

bevel.quality = BitmapFilterQuality.HIGH;

//Tipo do filtro Bevel. No caso foi usado o Inner.

bevel.type = BitmapFilterType.INNER;

bevel.knockout = false;

//O image puxa as características do filtro.

image.filters = [bevel];

//Joga no stage as mudanças no objeto

return addChild(image)

Rode o SWF e verifique o resultado.

Espero que tenham gostado desse tutorial e até o próximo se Deus quiser!



Sobre o autor(a): Joao Pedro Lemos
Joao Pedro Lemos
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Enviado por jpthelemos em 29/07/2008 às 13:24


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