Principais versões do Windows


Autor/fonte: Wikipédia
E-mail/Url: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows



Digg del.icio.us

Windows 1.0

Windows 1.0 era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um hard drive. Naquela altura, o MS-DOS só consegue suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.0 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 90, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, “command prompt”, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

Windows 2.0

O Windows 2.0 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um. Existe uma versão especial, o Windows 2.0/386, que era otimizada para microprocessadores 386 e similares.

Windows 2.1

Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.1, que era apresentado em 7 disquetes de alta densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e era nada mais do que o Windows 2.0 reformulado.

Existem duas versões especiais do Windows 2.1:

. Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
. Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.

Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, que foi lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.

Windows 3.x

O Windows 3.0 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente, esta versão é considerada o primeiro sistema operativo da empresa. Era um S.O. de 16 bits, mas ainda precisava de activar primeiro o MS-DOS para activar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, o gerenciamento de memória e o sistema multitarefa. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.

Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic, que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.

Existem quatro versões especiais do Windows 3.0:

. Windows 3.1 - foi lançada em 18 de Março de 1992 e tinha softwares para multimédia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi;
. Windows for Workgroups 3.1 - foi lançada em Outubro de 1992, e era praticamente o Windows 3.1 com suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico. Ele era apresentado em 9 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um;
. Windows for Workgroups 3.11 - foi lançada em Dezembro de 1993 e era praticamente a revisão da versão anterior;
. Windows 3.2 - nesta versão limitou-se em acrescentar o Chinês como uma língua de trabalho.

Windows 95

É o primeiro S.O. de 32 bits e foi lançada em 24 de Agosto de 1995. Ele era um Windows completamente novo, e de nada lembra os Windows da família 3.xx. O salto do Windows 3.0 ao Windows 95 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue activar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. As limitações de memória oferecidas ainda pelo Windows 3.0 foram praticamente eliminadas nesta versão. O sistema multitarefa tornou-se mais eficaz. Utilizava o sistema de ficheiros FAT-16 (VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 255 caracteres de nome (mais uma extensão de três caracteres que indica o programa que abre o arquivo).

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada no início de 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB).

Windows NT

O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objectivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas (meio corporativo), pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis. Foi um sistema operativo de 32 bits, multitarefa e multiutilizador. A sigla NT significa New Tecnology (nova tecnologia). Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NTs têm uma grande estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS. A arquitectura desta versão é fortemente baseada no microkernel. Assim, em teoria, pode-se remover, actualizar ou substituir qualquer módulo sem a necessidade de alterar o resto do sistema. Foi criado com base no sistema operacional OS/2 da IBM - que havia deixado de ser comercializado e não representava mais um competidor no mercado, VMS e Lan Manager. Ele não era muito popularizado até ao aparecimento do Windows 2000 (NT 5.0). O Windows NT aceita três tipos de sistemas de arquivos: FAT16 (Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0); FAT32 (Windows 2000, Windows XP e Windows 2003); NTFS (Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003).

Existem edições especiais:

. NT 3.1 era muito semelhante ao Windows 3.1. Foi lançado em 1993. Pode ser utilizado no Intel x86, DEC Alpha e MIPS CPUs;
. NT 3.5 foi lançada em 1994 e era semelhante ao NT 3.1;
. NT 3.51 foi lançada em 1995 e tinha uma interface semelhante ao Windows 3.1 e trouxe algumas inovações nas áreas de gestão e distribuição de energia, podia executar um grande número de aplicações Win 32 do Windows 95. Mas foi rapidamente ultrapassado porque não oferecia bons serviços de Internet;
. NT 4.0 tinha uma interface semelhante ao Windows 95 e era mais estável mas menos fléxivel do que o Windows 95. Introduziu o Web Server, o Microsoft FrontPage, softwares de criação e gestão de web sites, o Microsoft Transaction Server e o Microsoft Message Queuing (o MSMQ melhora a comunicação).

Este Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000 ou NT 5.0. Nesta edição também foi implementado a idéia de Serviços (ou Processos), no qual o sistema operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço do que a máquina por inteiro.

Estas versões do Windows aceita três tipos de sistemas de arquivos:

. FAT_16 - Windows 1.0x, Windows 2.0, Windows 3.xx, Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0;
. FAT32 - Windows 95 OSR 2, Windows 98, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003;
. NTFS - Windows NT 3.xx, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003.

Windows 98

Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável.

Existe uma versão especial, conhecida como Windows 98 Segunda Edição (Windows 98 SE). Foi lançada em 1999 e esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluia drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pelo Internet Explorer 5, que era mais rápido, e introduziu a Internet Connection Sharing que permite a partilha de uma “rede de internet” para muitos computadores. Acrescentou também a Netmeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft.

Windows ME

Foi lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000, sendo esta a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos “multi-player” na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com a Real Player) e actualizou alguns programas. Possuía a Restauração de Sistema (um programa que resolvia problemas e corrigia bugs). Introduziu o Internet Explorer 5.5. Algumas pessoas crêem que este foi apenas uma terceira edição do Windows 98 e que foi apenas um produto para dar resposta aos clientes que esperavam por uma nova versão. Muitas pessoas achavam-no defeituoso e instável, o que seria mais tarde comprovado pelo abandono deste segmento em função da linha OS/2-NT4-2000-XP, criada originalmente pela IBM e posteriormente adquirida pela Microsoft. Na mesma época, foi lançada uma nova versão do Mac OS X e a Microsoft, com receio de perder clientes, lançou o Windows ME para que os fãs aguardassem o lançamento do Windows XP.

Windows 2000

O lançamento desse Windows, em Fevereiro de 2000, que também era chamado de Windows NT 5.0 marcou o começo da era NT(New Tecnology) ainda com falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de hackers e invasores. Ainda não apresentava muita semelhança com o XP no visual, que até então ainda era o mesmo do ME. Nesta versão foi iniciada a criação e utilização de um novo sistema de gerenciamento, baseado em LDAP, chamado pela Microsoft de Active Directory, o que trazia diversas funções, como suporte a administração de usuários e grupos (como no NT3.51+) além das novas opções como computadores, periféricos (impressoras, etc...) e OU´s (Organization Unit).

Versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server.

WIndows XP

É a versão mais recente, conhecida como o primeiro sistema operacional da Microsoft, de fato independente do DOS e feito do zero, lançada em 25 de Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em formatações FAT32 (File Allocation Table, em português: "tabela de alocação de arquivos") ou NTFS (New Tecnology File System, em português: "Sistema de Arquivos de Nova Tecnologia"). A sigla XP deriva da palavra eXPeriência. Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no antigo OS/2 da IBM, cujos direitos foram comprados pela Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface, abandonando o antigo formato 3D acinzentado. Também é notável a incrivel diferença de velocidade com quaisquer versão anterior, o suporte a Hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente. Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft, possui uma interface totalmente simples a arrojada.

Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, é cada vez maior e mais abstraido do hardware. Versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e Windows XP 64-bit Edition.

O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.

Windows Server 2003

Versão do Windows lançada em 24 de Abril de 2003, e é também conhecida como Windows NT 5.2, e ele era nada mais do que o Windows XP reformulado.

Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações.

Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na ativa e garante a segurança de dados.

Versões: Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Web Edition (32 e 64 bits).

Windows Vista

A Microsoft divulgou recentemente alguns detalhes do Windows Vista, também conhecida como Windows NT 6.0 ou pelo nome de código Longhorn, é o sistema operacional que substituirá o Windows XP e que terá sete versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. O Windows Vista começará a ser vendido no início de 2007.




Enviado por xKuRt em 14/10/2006 às 10:15


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sábado, 20 de Dezembro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Scrum em Ação - Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software


Capa do livro
Gestão de Tecnologia da Informação - Governança de Ti - Arquitetura e Alinhamento entre Sistemas de Informação e o Negócio


Capa do livro
Excel 2010 - Domine A 110%





Hostnet

IMD