Limitações e desvantagens do CSS


Autor/fonte: Codigofonte.com
Tags: [ introdução ]



Digg del.icio.us

Depois de ler sobre as vantagens do CSS você pode estar pensando: "Então por que não usar style sheets para todas as páginas web?" A primeira parte da resposta é: nós provavelmente deveríamos. A segunda parte, no entato, é: não é assim tão fácil quanto deveria ser.

Os problemas são múltiplos e relacionados. Neste momento em que o CSS é suportado tanto pelo Internet Explorer quanto pelo Netscape, ambos usados por uma boa quantidade de internautas, ainda se encontra um número pequeno de usuários que utilizam versões mais antigas que o Netscape 4.0, e inclusive alguns preservando o IE 2.0. Mas isto em si ainda não é o grande problema, na medida em que se pode tomar cuidado para assegurar que as páginas que usam styles também sejam mostradas pelos browsers que não detectam o CSS. Um segundo e mais sério obstáculo é o de que a implementação do CSS apresenta variações entre o Netscape e o IE, e mesmo entre o IE 3, 4, 5, 5.5, e o 6.0. Para resolver este problema, os desenvolvedores têm duas opções:

. Escrever style sheets bastante simples, que funcionarão em todos os browsers;
. Usar JavaScript para detectar o tipo de browser do usuário e fazer um link para style sheets diferentes (e escrever linhas de código diferentes em alguns casos) de acordo com cada browser.

Além do mais, os criadores de páginas web devem considerar o seguinte:

. Se você estiver trabalhando numa intranet onde os browsers não reconhecem CSS, não há muita razão para usar style sheets;
. Se você quiser usar style sheets para a audiência da Internet em geral, deve se assegurar antes de que os usuários que têm browsers que não suportam CSS terão uma apresentação aceitável das suas páginas.

Mais tarde eu darei algumas sugestões para tornar as suas páginas amigáveis tanto para os browsers que suportam CSS quanto para para os que não suportam, mas antes duas palavrinhas sobre precauções a serem tomadas:

Se você está pensando em manter conjuntos paralelos de páginas com e sem style sheets, não o faça: qualquer um que já tentou fazer isto irá lhe dizer que manter um conjunto paralelo de páginas é um pesadelo que não deve ser vivido a não ser que:

1. você esteja com um tédio terrível e procurando fazer um monte de coisas para matar tempo;
2. alguém estiver apontando um revólver para a sua cabeça e lhe obrigando a fazer isso...

A última linha aqui é para lembrar que se você quiser usar style sheets para Internet, esteja preparado para pagar o preço de que alguns usuários (com alguma confiança, um número que vai declinar rapidamente) estarão vendo as suas páginas sem nenhum efeito.




Enviado por xKuRt em 16/07/2006 às 19:26


Itens relacionados

Manual básico sobre CSS
CSS: O que é?
Por que usar CSS?
O que é CSS?
CSS: Da regra à sintaxe
CSS - Cascading Style Sheets: Visão geral

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quarta, 23 de Abril de 2014




Leitura recomendada

Linux - Controles de Redes

Top 5 membros

Últimos membros online

  • xKuRtem 23/04 às 11:25
  • biuem 23/04 às 10:16
  • 1em 23/04 às 07:30

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Java e Web para Concursos


Capa do livro
Exame de Redes com NMAP


Capa do livro
HTML 5 e CSS3: Desenvolva Hoje Com O Padrão De Amanhã





Hostnet

IMD