Quer um spyware para celular? Procure no eBay


Autor/fonte: Robert McMillan, do IDG News Service, do EUA
E-mail/Url: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2007/11/11/idgnoticia.2007-1...
Tags: [ spywares ] [ celulares ] [ ebay ]



Digg del.icio.us

11 de novembro de 2007 - 21h40

"Você acha que sua mulher o está enganando? Quer saber sobre o que seu chefe está falando ao telefone? Saiba a verdade. Espione." Esse é o texto de um anúncio para o "Bluetooth Spy Pro-Edition", um dos cerca de 200 produtos de spyware para telefones celulares hoje oferecidos à venda no eBay.

O software, que custa algo como 3,99 dólares, pode ser usado para ver fotos, mensagens e arquivos no celular, além de ouvir conversas e até fazer chamadas a partir do telefone que está sendo espiado.

Especialistas em segurança estão preocupados porque, apesar de produtos como esse não serem ilegais, instalá-los sem autorização para espiar alguém definitivamente é contra a lei.

Isso é exatamente o que alguns desses produtos anunciam. “Você pode agora facilmente descobrir com quem seu parceiro, seus colegas de trabalho ou seus amigos estão em contato”, diz o anúncio do Bluetooth Spy.

“Se você suspeita de um caso extraconjugal ou somente quer informações que vão ajudá-lo a alavancar sua carreira, você pode agora conseguir tudo isso com um telefone celular e a pessoa alvo de sua espionagem nem vai suspeitar. Total garantia”, diz outro anúncio.

Um terceiro apregoa que “agora você será capaz de acompanhar com quem seus amigos e esposa estão conversando, você também poderá ler mensagens e até fazer download desses arquivos em seu telefone ou laptop, além de ver as informações e fotos desses celulares”.

Esse tipo de software espião está disponível há anos, vendido por companhias como Flexispy e Neo-Call. Tipicamente, no entanto, ele costuma ser muito mais caro e essas companhias são normalmente cuidadosas em promover tais produtos somente para uso legal, como monitoramento de equipamentos, diz Mikko Hyppönen, chief technology officer (CTO) da F-Secure.

Os softwares, entretanto, são freqüentemente usados para aplicações mais nefastas, como espionagem industrial e pessoal, afirma Hyppönen. De acordo com ele, o eBay não poderia estar vendendo tais itens pelos perigos envolvidos.

Outro especialista em segurança disse que tal tipo de software pode ser até prejudicial para o comprador. “Você certamente corre um sério risco de que um software como esse tenha funcionalidades adicionais não anunciadas e que sejam potencialmente perigosas”, disse Craig Schmugar, gerente de pesquisa em vírus dos laboratórios da McAfee.

O software pode ser instalado através de uma conexão Bluetooth e normalmente roda tanto no sistema operacional Windows Mobile como no Symbian, disse ele. Os representantes do eBay não foram encontrados para comentar a notícia.




Enviado por xKuRt em 12/11/2007 às 11:59


Itens relacionados

Operadoras de cartão de crédito preparam apps de segurança para pagamentos com celulares
Descoberto vírus que se transfere do PC para o celular
Pirata virtual acusado de invadir o eBay é preso na Romênia
Epidemia de vírus para celular?
Android gera risco de segurança em celular?
Golpes via celular prometem carros e dinheiro
Celulares são vulneráveis a hackers, dizem especialistas
Descoberta falha em chips de celulares com tecnologia SIM
Polícia espanhola prende criador de vírus para celulares
Notebook vendido no eBay tinha dados de 1 milhão de correntistas no HD

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sexta, 31 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Mobile Game Jam: Vol. 1


Capa do livro
Guia para Projetar Ux


Capa do livro
Gramática Inglesa para Leigos





Hostnet

IMD