Quer um spyware para celular? Procure no eBay


Autor/fonte: Robert McMillan, do IDG News Service, do EUA
E-mail/Url: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2007/11/11/idgnoticia.2007-1...
Tags: [ spywares ] [ celulares ] [ ebay ]



Digg del.icio.us

11 de novembro de 2007 - 21h40

"Você acha que sua mulher o está enganando? Quer saber sobre o que seu chefe está falando ao telefone? Saiba a verdade. Espione." Esse é o texto de um anúncio para o "Bluetooth Spy Pro-Edition", um dos cerca de 200 produtos de spyware para telefones celulares hoje oferecidos à venda no eBay.

O software, que custa algo como 3,99 dólares, pode ser usado para ver fotos, mensagens e arquivos no celular, além de ouvir conversas e até fazer chamadas a partir do telefone que está sendo espiado.

Especialistas em segurança estão preocupados porque, apesar de produtos como esse não serem ilegais, instalá-los sem autorização para espiar alguém definitivamente é contra a lei.

Isso é exatamente o que alguns desses produtos anunciam. “Você pode agora facilmente descobrir com quem seu parceiro, seus colegas de trabalho ou seus amigos estão em contato”, diz o anúncio do Bluetooth Spy.

“Se você suspeita de um caso extraconjugal ou somente quer informações que vão ajudá-lo a alavancar sua carreira, você pode agora conseguir tudo isso com um telefone celular e a pessoa alvo de sua espionagem nem vai suspeitar. Total garantia”, diz outro anúncio.

Um terceiro apregoa que “agora você será capaz de acompanhar com quem seus amigos e esposa estão conversando, você também poderá ler mensagens e até fazer download desses arquivos em seu telefone ou laptop, além de ver as informações e fotos desses celulares”.

Esse tipo de software espião está disponível há anos, vendido por companhias como Flexispy e Neo-Call. Tipicamente, no entanto, ele costuma ser muito mais caro e essas companhias são normalmente cuidadosas em promover tais produtos somente para uso legal, como monitoramento de equipamentos, diz Mikko Hyppönen, chief technology officer (CTO) da F-Secure.

Os softwares, entretanto, são freqüentemente usados para aplicações mais nefastas, como espionagem industrial e pessoal, afirma Hyppönen. De acordo com ele, o eBay não poderia estar vendendo tais itens pelos perigos envolvidos.

Outro especialista em segurança disse que tal tipo de software pode ser até prejudicial para o comprador. “Você certamente corre um sério risco de que um software como esse tenha funcionalidades adicionais não anunciadas e que sejam potencialmente perigosas”, disse Craig Schmugar, gerente de pesquisa em vírus dos laboratórios da McAfee.

O software pode ser instalado através de uma conexão Bluetooth e normalmente roda tanto no sistema operacional Windows Mobile como no Symbian, disse ele. Os representantes do eBay não foram encontrados para comentar a notícia.




Enviado por xKuRt em 12/11/2007 às 11:59


Itens relacionados

Android gera risco de segurança em celular?
Chega ao Brasil uma versão do antivírus Kaspersky para celulares
Empresa que enviava spyware é condenada a devolver lucro do esquema
Celular com fone wireless pode ser grampeado
Torpedo que oferece prêmio é trote para clonagem de celular
Infecções em celulares já atingiram 83% das operadoras móveis, diz McAfee
Operadoras de cartão de crédito preparam apps de segurança para pagamentos com celulares
Fraude via celular inclui entrega em domicílio
Notebook vendido no eBay tinha dados de 1 milhão de correntistas no HD
Ameaça de vírus mortal por celular causa pânico no Paquistão

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Terça, 28 de Julho de 2015




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Arquitetura de Redes de Computadores


Capa do livro
Montagem de Micros para Autodidatas, Estudantes e Técnicos


Capa do livro
Certificação Linux: Guia Para os Exames LPIC-1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator





Hostnet

IMD