Montando um servidor doméstico


Autor/fonte: Carlos E. Morimoto



Digg del.icio.us

Se você tem 2 ou 3 micros em casa ou na sua empresa, uma boa idéia é liga-los em rede. Isto você já deve ter ouvido muitas vezes.

A dica de hoje é sobre o passo seguinte, como montar um servidor doméstico, para compartilhar a conexão, rodar um servidor de Quake ou de qualquer outro jogo que goste, gerenciar a impressora, guardar arquivos, etc.

A idéia de ter um servidor central, é ter um micro que possa ficar ligado 24 horas, para que você não precise manter o micro onde está o modem ligado à noite (e ficar tentando dormir com aquele barulhão só para o seu irmão poder ficar surfando, ou então ficar com o seu micro lento enquanto ele usa a impressora através da rede. Com um servidor dedicado para estas funções, tudo fica mais simples, o servidor poderia ficar na sala por exemplo, sem incomodar ninguém.

Como este pequeno servidor executará apenas tarefas simples, compartilhar a conexão, impressora, ou eventualmente um servidor de FTP, Quake ou algo do gênero, não é preciso um micro parrudo, muito pelo contrário, um velho Pentium 133 com 32 de RAM vai servir muito bem para esta função. Dependendo do que você estiver pretendendo fazer, até mesmo um 486 pode servir.

A primeira coisa a decidir neste caso é qual sistema operacional você prefere rodar. Pessoalmente eu recomendo o Windows 2000 Professional, que é muito mais robusto, mas o Windows 98 Second Edition também pode servir, desde que você não se importe de ficar resetando o servidor de vez em quando. O Windows 2000 Server tem mais recursos, mas não acho que traga alguma vantagem prática para um servidor doméstico.

Os requisitos são os seguintes:

Para o Windows 2000 Professional:

  • Processador: mínimo Pentium 100, ideal Pentium 133 ou mais;
  • RAM: Mínimo 32, ideal 64;
  • HD: Mínimo 1 GB, ideal 2 GB ou mais;
  • Placa de Vídeo e monitor: será usado só para configurar o servidor, então qualquer coisa que você tenha à mão serve;
  • Placa de rede;
  • Modem ou 2º placa de rede (para conexão via cabo ou ADSL).


Para o Windows 98 SE:

  • Processador: mínimo Pentium 100, ideal Pentium 133 ou mais;
  • RAM: Mínimo 16, ideal 48;
  • HD: Mínimo 1 GB, ideal 2 GB ou mais;
  • Placa de Vídeo e monitor: será usado só para configurar o servidor, então qualquer coisa que você tenha à mão serve;
  • Placa de rede;
  • Modem ou 2º placa de rede (para conexão via cabo ou ADSL).


Caso você esteja usando cabo, ADSL, ou outro meio de acesso rápido qualquer, o servidor deverá ter duas placas de rede, uma para o modem ADSL ou cable modem e outra para a rede local. Lembre-se que você deverá instalar o protocolo TCP/IP para ambas as placas de rede, através do painel de controle/redes. O compartilhamento de arquivos e impressoras por sua vez deve ser instalado apenas para a placa da rede local.

No Windows 98 você terá no painel de controle/redes uma entrada para cada uma das placas de rede, como por exemplo "Realtek PCI Ethernet" e "NE 2000 Compatible", ao instalar o Compartilhamento de arquivos e impressoras, aparecerão duas entradas para ele, "Compartilhamento de arquivos e impressoras ->Realtek PCI Ethernet" e "Compartilhamento de arquivos e impressoras ->NE 2000 Compatible", indicando que o compartilhamento está habilitado para as duas placas. Basta deletar a entrada da placa onde está a conexão com a Internet, deixando apenas a entrada a placa da rede local.

No Windows 2000 Prof. isto é mais fácil, basta abrir o Painel de controle/ conexões de rede, cada placa aparecerá como uma conexão distinta, bastando configurar ambas separadamente.

Montada depois de montada a rede (consulte o tutorial que indiquei no início) e instalado o Windows no servidor, vamos à sua configuração.

A primeira coisa é habilitar o compartilhamento da conexão com a Internet, isto é bem simples. No Windows 98 SE basta abrir o painel de controle; adicionar/remover programas; instalação do Windows; ferramentas da Internet; e marcar o "Compartilhamento de Conexões à Internet".

No Windows 2000 Prof. abra o painel de controle; Ferramentas administrativas; Serviços, clique com o botão direito em "compartilhamento de conexão à Internet", abra as propriedades, e na opção "Tipo de inicialização" escolha "automático". Reinicie o micro.

Depois de configurar o servidor, você precisa configurar os clientes para acessarem a Internet através do servidor. Para isso abra o painel de controle, redes, acesse as configurações do TCP/IP e marque a opção de "Obter um endereço IP automaticamente". Apartir de agora, quando ligados os micros consultarão o servidor para obter a conexão.

Além da conexão, você também pode instalar a impressora, CD-ROM ou mesmo outros periféricos no servidor, compartilha-los e acessá-los de qualquer um dos micros através da rede. Vai ser mais prático imprimir na impressora que está no servidor, que estará sempre ligado e localizado num local comum da casa do que ficar batendo na porta do quarto do seu irmão pedindo pra ele ligar o micro.

Para abrir um servidor de FTP, para compartilhar arquivos com os amigos, basta baixar um programa adequado. Dois bons FTP servers são o Serv-U (Shareware, 45 dias) e o War_FTP (Freeware). O Serv-U é bem mais simples de se configurar, porém o War_FTP tem a vantagem de ser freeware. Configure o programa com os usernames e passwords de quem vai poder acessar o FTP e configure as pastas que cada um vai poder acessar. Caso você esteja usando o Speedy, não se esqueça de alterar a porta do FTP, de 21 que é o default para 1521 ou qualquer outra porta livre. Lembre-se que a telefônica bloqueia a porta 21.

Você também pode rodar servidores de HTTP (para que pagar hospedagem se você pode usar o micro de casa para hospedar sua página?), SMTP (para não precisar mais usar o SMTP do seu provedor para mandar e-mails) ou até mesmo um servidor POP, caso não esteja satisfeito com o e-mail do seu provedor, o céu é o limite.

Um programa legal, que desempenho as funções de servidor HTTP, SMTP e POP é o Sambar, que pode ser baixado em:

http://superdownloads.uol.com.br/download/109/sambar-server

O melhor de tudo é que ele é freeware.

A configuração do Sambar é feita toda via Web. Depois de instalar o programa, abra o Browser e digite http://seu_IP, isto abrirá a página de configuração. Clique em "System Administration", coloque "admin" no campo username e deixe o pass em branco. Pronto, você está na janela de configuração do programa. Não se esqueça de estabelecer uma senha de administrador para evitar que os outros possam fazer o mesmo mais tarde.

Uma dica: caso você esteja usando o Speedy, altere a porta default do Sambar (Server Configuration/ Server Port) de 80 para 1080 (ou outra qualquer que esteja livre). Quem for acessar a página deve digitar no Browser http://Seu_IP:1080, onde o ":1080" especifica que o browser vai acessar o seu micro usando a porta 1080.




Enviado por xKuRt em 28/09/2006 às 13:15


Avaliação

Avaliação desta publicação: 10.00; Total de avaliações: 1


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

AvatarEnviado por ednilson em 07/06/2009 às 20:38

Posso montar um servidor deste usando o Windows XP Professional Versao 2002 ? Tenho uma pequena Lan House con quatro computadores ligados em rede. Se alguem poder me ajudar a montar esse servidor ae meu msn: ednilson_cardoso@hotmail.com

Valew...

AvatarEnviado por xKuRt em 16/07/2008 às 07:39

stein, colocamos um novo link para download do Sambar.

--
Trabalho com desenvolvimento Web. Visite meu site - http://www.sandro.eti.br

AvatarEnviado por stein em 15/07/2008 às 23:33

o link do programa nao ta funcionando

AvatarEnviado por flaviocomputer em 12/02/2007 às 12:45

Eu não sabia montar uma rede, decidir confiar neste artigo e agora consigo montar!!!

Muito Bom!!!

=)


Envio de comentário:




  

Segunda, 22 de Dezembro de 2014




Leitura recomendada

C# - Guia do Programador

Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Algorítmos Genéticos


Capa do livro
Guerreiro SEO


Capa do livro
HTML 5 e CSS3: Desenvolva Hoje Com O Padrão De Amanhã





Hostnet

IMD