Polícia Federal implanta sistema online de agendamento para requisição de passaporte


Autor/fonte: UOL
E-mail/Url: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteu...
Tags: [ polícia federal ] [ passaporte ]



Digg del.icio.us

27/07/2007 - 15:15

A Polícia Federal acaba de implantar um sistema online de agendamento para requisição de passaporte nas Superintendências Regionais do DPF (Departamento de Polícia Federal). Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados ), o objetivo do novo serviço é aliviar as filas nos postos da polícia que emitem o documento, facilitar o processo de marcação de visita para confirmação da solicitação, a conferência documental e a captura dos dados biométricos, nas localidades onde o Novo Passaporte já está disponível.

A solução de agendamento é baseada em software livre e permite a gestão descentralizada do conteúdo pelos gestores da Divisão de Passaporte (na sede do DPF) e também pelos gestores locais, em cada Posto emissor de Passaporte no país.

A população de São Paulo, principalmente, tem enfrentado dificuldades para entrar com o pedido do novo documento de viagem. Com apenas seis postos disponíveis na capital, os solicitantes tem enfrentado filas de pelos menos quatro horas. No entanto, o agendamento ainda não está disponível para os paulistanos. Por enquanto, somente os postos de Brasília, Goiânia, Jataí (GO) e Florianópolis operam com o serviço online.

Como obter o novo documento

Segudno o Serpro, no portal da Polícia Federal, o cidadão preenche o formulário de solicitação de passaporte. Esse formulário faz parte da solução do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa), desenvolvido pelo Serpro e em funcionamento desde dezembro de 2006. Após o preenchimento do formulário, o sistema disponibiliza o número do protocolo e possibilita a emissão da GRU, para pagamento na rede bancária.

Com o número do protocolo em mãos, o requerente acessa então o link de agendamento e escolhe a Unidade Federativa informada na solicitação do passaporte.A partir dessa triagem, uma tela se abre para a marcação de data e hora de atendimento. Basta escolher uma data disponível, preencher os dados pessoais e confirmar a operação. A página, que tem opções de consulta, cancelamento e reagendamento, conta também com recursos de acessibilidade para deficientes visuais.

Nem todos os postos precisam do agendamento da visita, devido ao baixo fluxo de requisições. No portal da Polícia Federal estão disponíveis as informações, como telefones e endereços, sobre todos postos de atendimento do órgão. A PF esclarece que o atendimento especializado, em caso de comprovada necessidade e urgência do passaporte, continua. Para tanto, o solicitante deve comparecer diretamente a um posto do DPF, no horário do expediente, munido de toda a documentação original exigida.

Novo Passaporte

O projeto do Novo Passaporte brasileiro é uma parceria da Polícia Federal, da Casa da Moeda e do Serpro, e compreende um sistema completo de controle do tráfego internacional que será instalado em todos os portos, aeroportos, pontos de fronteiras.

Um dos destaques do projeto é o novo documento de viagens, confeccionado na cor azul (Mercosul), e que conta com 16 novos itens de segurança, características que praticamente impossibilitam sua falsificação e favorecem o controle e a integração das informações com os sistemas de governo.

Atualmente, a nova caderneta já é emitida no Distrito Federal, Goiás, Amazonas, São Paulo (capital e Guarulhos), Rio Grande do Sul (São Borja), Santa Catarina, Amapá (Macapá), Pará e, desde o dia 20 de julho, em Rondônia e no Acre.

Até Setembro de 2007, o DPF planeja a implantação do Novo Passaporte nos seguintes estados: Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul (demais cidades), Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraíba.




Enviado por xKuRt em 29/07/2007 às 10:05


Itens relacionados

321 mil passaportes hightech foram emitidos em um ano
Polícia Federal prende pedófilo que enviava fotos via Web
Polícia Federal procura US$ 50 milhões do esquema Cisco no exterior
Polícia Federal prepara blitz contra sites de legendagem
Pan 2007: rádio digital auxilia trabalho da Polícia Federal
Polícia Federal combate venda ilegal de medicamentos via Internet
Senadores querem divisão especifica para crimes cibernéticos na Polícia Federal
Polícia Federal unifica bancos de dados para criar Centro Integrado de Inteligência Policial
Pernambuco já emite passaporte com código de barras
Polícia Federal tem apenas 150 peritos em informática para atender todo o Brasil

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Avaliação desta publicação: 10.00; Total de avaliações: 1


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quinta, 18 de Setembro de 2014




Leitura recomendada

aça um Site

Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Engenharia de Redes de Computadores


Capa do livro
Sistemas Operacionais


Capa do livro
Design de Games - Uma Abordagem Prática





Hostnet

IMD