Estilo da tipografia


Autor/fonte: Márcio Serrolli Pinho e Cláudio Kirner



Digg del.icio.us

Na seção de primitivas aprendemos a criar uma ou mais linhas de texto, que serão tratadas da mesma maneira que as primitivas gráficas num mundo VRML. Nesta seção veremos os modificadores que nos dão controle sobre a aparência dessas componentes de texto.

O estilo de uma tipografia consiste na especificação do seu aspecto, sendo as possibilidades o texto comum (PLAIN), o negrito (BOLD), o itálico (ITALIC) e o negrito itálico (BOLDITALIC). Essas especificações devem ser atribuídas ao campo style do modificador fontStyle.

texto3.wrl:

#VRML V2.0 utf8
Shape { geometry
Text { string "Realidade Virtual"
fontStyle FontStyle
{ style "ITALIC"
}
}
}

Famílias tipográficas

Além de especificar o estilo da tipografia, o aspecto geral da mesma pode ser modificado através do modificador family. Os valores aceitos são SERIF, SANS e TYPEWRITER. O primeiro produz o texto comum, com serifas (similar Times New Roman), o segundo produz texto sem serifas (análogo ao Arial) e o terceiro produz texto parecido com máquina de escrever (parecido com Courier New). A fonte específica que será utilizada dependerá da configuração do navegador, do plug-in e dos arquivos de fontes disponíveis na máquina cliente.

texto4.wrl:

#VRML V2.0 utf8
Shape { geometry
Text { string "Realidade Virtual"
fontStyle FontStyle
{ style "BOLD" family "SANS"
}
}
}

Tamanho e espaçamento

A especificação do tamanho do texto é uma componente essencial no projeto de um mundo virtual que utiliza esta primitiva, e a sua utilização adequada deve ser cuidadosamente estudada para garantir a sua legibilidade. Outra componente importante é o espaçamento entre os caracteres, sendo que caracteres condensados tendem a ser menos legíveis e os muito espaçados tendem a diluir a força da mensagem.

O espaçamento entre caracteres pode ser especificado individualmente (no modificador length) para cada uma das linhas de texto. A seguir é mostrada uma nova versão de um exemplo já visto, onde a cada linha de texto é associado um espaçamento diferente. O valor 0 (zero) indica que deve ser usado o espaçamento padrão.

texto5.wrl:

#VRML V2.0 utf8
Shape { geometry
Text { string ["Realidade Virtual",
"e outras coisas","virtuais e reais"]
length [2,3,4]
}
}

O tamano pode ser modificado especificando um valor segundo o exemplo a seguir. Neste exemplo o resultado não é evidente pois não há referências para comparar o efeito da modificação, mas será de utilidade ao empregar texto junto com outros elementos.

texto6.wrl:

#VRML V2.0 utf8
Shape { geometry
Text { string "Realidade Virtual",
fontStyle FontStyle {
size .5
}
}
}

Existe uma pletora de modificadores que podem ser aplicados para dar às componentes de texto o aspecto desejado. Deixa-se por conta do leitor ou leitora a exploração destas opções.




Enviado por xKuRt em 26/09/2006 às 14:01


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quarta, 01 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

  • 1em 01/10 às 15:49
  • kelexem 24/09 às 09:55
  • xKuRtem 23/09 às 20:00

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Windows Server 2008 - Administração de Redes


Capa do livro
Excel 2010 - Guia Prático e Visual


Capa do livro
Fundamentos de Informática - Eletrônica Básica para Computação





Hostnet

IMD