Real ou virtual?


Autor/fonte: Paulo Gonçalves de Barros



Digg del.icio.us

A associação dos termos "realidade" e "virtual" é um contra-sentido, pois o primeiro se refere àquilo que, de fato, existe enquanto o segundo diz respeito àquilo que não se concretizou.

Mas é exatamente esse o território que se pretende desbravar neste curso: a tênue fronteira entre o que existe e o que não.

Propomos ao leitor um pequeno desafio, oriundo da deliciosa e complexa obra do escritor Jorge Luis Borges: pensar no catálogo dos catálogos que não inclui a si próprio.

Esse livro mítico não somente não existe, ele é impossível.

Neste curso não construiremos mundos impossíveis, limitaremo-nos à nada banal tarefa de sonhar e criar mundos virtuais, isto é, universos representados digitalmente que podem estar inspirados em:

. Outros que existem de fato (o Campus Virtual da UFPE é um exemplo);
. Em universos que não existem mas que preservam algum tipo de verossimilhança com a nossa experiência (veja um mundo que representa uma conferência);
. Na recriação mais ou menos livre de um mundo pré-existente.

O que é necessário?

Existem várias abordagens à realidade virtual, sendo que algumas requerem o uso de plataformas de hardware e software sofisticadas. Neste curso foi adotado um contexto descomplicado e ao alcance de meros mortais. Todos os conceitos e aplicações serão ministrados visando aplicações que podem rodar em um PC com um navegador de Internet dotado de um plug-in para VRML.

Os plug-ins mais famosos na data de preparação deste texto são o Cosmo Player (http://www.cosmosoftware.com) e o VRML Viewer (http://www.microsoft.com). Por considerações que excluem explicitamente qualquer conotação comercial, os trabalhos desenvolvidos no DI foram avaliados utilizando o Internet Explorer 4 como navegador e o VRML Viewer.




Enviado por xKuRt em 26/09/2006 às 13:55


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quinta, 30 de Outubro de 2014




Leitura recomendada

Estruturas De Dados

Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Exame de Redes com NMAP


Capa do livro
Manual de Marketing em Mídias Sociais


Capa do livro
Sistemas Operacionais





Hostnet

IMD