Programa quebra a criptografia do HD-DVD e permite copiar filmes


Autor/fonte: Linha Defensiva
E-mail/Url: http://linhadefensiva.uol.com.br/blog/2006/12/aacs-quebrado/



Digg del.icio.us

28/12/2006 - 7:11

Um usuário anônimo utilizando o apelido “muslix64″ publicou ontem (27/12), no fórum do site especializado em DVD Doom9, uma ferramenta capaz de decodificar filmes HD-DVD. O HD-DVD é protegido pelo sistema de criptografia AACS, que é uma versão melhorada do CSS utilizado no DVD comum. Os filmes decodificados pela ferramenta podem ser salvos no disco rígido do usuário.

Cada fabricante de players e drives que lêem os vídeos nos formatos de alta definição recebe uma chave. Essa chave, que deve ser protegida, é usada pelo dispositivo para decodificar uma segunda chave, presente no disco, que por sua vez é usada para reproduzir o filme. Obtendo-se a chave decodificada do filme, é possível salvá-lo para o disco. Em uma situação normal, entretanto, não é possível conseguir essa chave final sem antes obter a chave utilizada pelo dispositivo de leitura.

Caso um fabricante não proteja sua chave de forma adequada, a especificação do AACS permite que as chaves AACS roubadas, que poderiam ser usadas para salvar e distribuir os filmes, sejam desativadas. Qualquer player que utilize aquela chave não será mais capaz de reproduzir filmes e os piratas virtuais não poderão mais usá-la em novos filmes, que não aceitarão mais aquela chave.

O programa lançado, ao invés de depender das chaves utilizadas nos drives responsáveis pela leitura dos discos, necessita da chave final utilizada para a decodicação, que está presente dentro do disco de forma codificada. O autor do programa revela que conseguiu capturar essa chave da memória do programa utilizado para reproduzir os filmes. Essa chave, ao contrário da utilizada pelos leitores HD-DVD, está dentro do disco do próprio filme e não pode ser desativada, porém precisa ser capturada individualmente para cada filme.

O desconhecido muslix64 publicou também um vídeo demonstrando o funcionamento do seu programa. O software provavelmente não é ilegal, pois não inclui as chaves necessárias para ripar nenhum filme. O usuário deve obter essas chaves sozinho. No vídeo, a parte da tela que exibiria as chaves foi cobrida por uma tarja preta pelo próprio muslix64.

Na documentação incluída com o programa, o autor da ferramenta diz que espera que o programa seja apenas usado para fazer cópias legais e pessoais, como forma de segurança contra possíveis erros ou defeitos que possam ocorrer com o disco original. Ele explica que discos HD-DVD são frágeis devido a alta densidade de informações e pequenos arranhões ou sujeiras podem causar danos ao vídeo.

Discos Blu-Ray, que competem com os HD-DVDs no campo de vídeos de alta definição, também utilizam o AACS, mas eles possuem uma proteção adicional chamada BD+. O formato HD-DVD não possui essa proteção e, nos olhos dos estúdios, pode estar agora com uma desvantagem na área de segurança.




Enviado por xKuRt em


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Terça, 27 de Junho de 2017




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
aça um Site


Capa do livro
Excel Avançado


Capa do livro
Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI





Hostnet

IMD