Iniciando no Javascript: Operadores - Parte 1


Autor/fonte: CriarWeb.com
E-mail/Url: http://www.criarweb.com/artigos/205.php



Digg del.icio.us

Ao desenvolver programas em qualquer linguagem se utilizam os operadores. Estes servem para fazer os cálculos e operações necessárias para realizar seus objetivos. Um programa que não realiza operações somente se pode limitar a fazer sempre o mesmo. É o resultado destas operações que faz com que um programa varie seu comportamento segundo os dados que obtenha. Existem operações mais simples ou mais complexas, que se podem realizar com operandos de distintos tipos de dados, como números ou textos, veremos neste capítulo de maneira detalhada todos estes operadores.

Exemplos de uso de operadores

Antes de começar a numerar os distintos tipos de operadores vamos ver dois exemplos destes para ajudar a termos uma idéia mais exata do que são. No primeiro exemplo, vamos realizar uma soma utilizando o operador soma:



Esta é uma expressão muito básica que não tem muito sentido por si só. Faz a soma entre os dois operadores, número 3 e 5, porém, não serve muito porque não se faz nada com o resultado. Normalmente combinam-se mais de um operador para criar expressões mais úteis. A expressão seguinte é uma combinação entre dois operadores, um realiza uma operação matemática e o outro serve para salvar o resultado:



No exemplo anterior, o operador * se utiliza para realizar uma multiplicação e o operador = se utiliza para atribuir o resultado em uma variável, de modo que salvamos o valor para seu posterior uso.

Os operadores podem ser classificados segundo o tipo de ações que realizam. A seguir veremos cada um destes grupos de operadores e descreveremos a função de cada um.

Operadores aritméticos

São os utilizados para a realização de operações matemáticas simples como a soma, diferença ou multiplicação. Em javascript são os seguintes:



Exemplos:



Operadores de atribuição

Servem para atribuir valores às variáveis, já utilizamos em exemplos anteriores o operador de atribuição =, mas existem outros operadores deste tipo, que provém da linguagem C e que muitos dos leitores já conhecerão:



Exemplos:





Enviado por xKuRt em


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quarta, 28 de Junho de 2017




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Kit de Treinamento MCTS (Exame 70-680) - Configuração do Windows 7


Capa do livro
Desenvolvendo Aplicações WEB com NetBeans IDE 6


Capa do livro
Evitando Hackers: Controle Seus Sistemas Computacionais Antes Que Alguém o Faça!





Hostnet

IMD