Iniciando no Javascript: O que podemos salvar em variáveis


Autor/fonte: CriarWeb.com
E-mail/Url: http://www.criarweb.com/artigos/199.php



Digg del.icio.us

Em uma variável podemos introduzir vários tipos de informação, por exemplo, texto, números inteiros ou reais, etc. A estas distintas classes de informação conhecemos como tipos de dados. Cada um tem características e usos distintos, vejamos quais são os tipos de dados de Javascript.

Números

Para começar temos o tipo numérico, para salvar números como 9 ou 23.6

Cadeias

O tipo cadeia de caractere salva um texto. Sempre que escrevemos uma cadeia de caracteres devemos utilizar as aspas (").

Boleanos

Também contamos com o tipo boleano, que salva uma informação que pode valer como sim (true) ou não (false).

Por último seria relevante assinalar aqui que nossas variáveis podem conter coisas mais complicadas, como poderia ser um objeto, uma função, ou vazio (null) mas já o vermos mais adiante.

Na verdade nossas variáveis não estão forçadas a salvar um tipo de dados em concreto e portanto, não especificamos nenhum tipo de dados para uma variável quando a estamos declarando. Podemos introduzir qualquer informação em uma variável de qualquer tipo, inclusive podemos ir mudando o conteúdo de uma variável de um tipo a outro sem nenhum problema. Vamos ver isto com um exemplo:

var nome_cidade = "Salvador"
var revisado = true
nome_cidade = 32
revisado = "no"

Esta agilidade na hora de atribuir tipos às variáveis pode ser uma vantagem à princípio, sobretudo para pessoas inexperientes, mas a longo prazo pode ser uma fonte de erros já que dependendo do tipo que são as variáveis se comportarão de um modo ou outro e se não controlamos com exatidão o tipo das variáveis podemos encontrar um texto somado a um número. Javascript operará perfeitamente, e devolverá um dado, mas em alguns casos pode que não seja o que estávamos esperando. Sendo assim, mesmo que tenhamos liberdade com os tipos, esta mesma liberdade nos faz estar mais atentos a possíveis desajustes difíceis de detectar ao longo dos programas. Vejamos o que ocorreria no caso de somar letras e números:

var parcela1 = 23
var parcela2 = "33"
var soma = parcela1 + parcela2
document.write(soma)

Este script nos mostraria na página o texto 2333, que não se corresponde com a soma dos dois números, e sim com sua combinação, um atrás do outro.




Enviado por xKuRt em 21/11/2006 às 11:16


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sexta, 31 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Javascript: O Guia Definitivo


Capa do livro
Fórmulas e Funções: Microsoft Excel 2010


Capa do livro
Ruby on Rails: Desenvolvimento Fácil e Rápido de Aplicações Web





Hostnet

IMD