Iniciando no Javascript: Maneiras de executar script


Autor/fonte: CriarWeb.com
E-mail/Url: http://www.criarweb.com/artigos/175.php



Digg del.icio.us

Existem duas maneiras de executar scripts na página. A primeira destas maneiras se trata de execução direta de scripts, a segunda é uma execução como resposta à ação de um usuário. Veremos agora cada uma delas.

Execução direta

É o método mais básico de executar scripts. Neste caso se incluem as instruções dentro da etiqueta <SCRIPT>, tal como comentamos anteriormente. Quando o navegador lê a página e encontra um script vai interpretando as linhas de código e vai executando uma depois da outra. Chamamos a esta maneira execução direta, pois quando se lê a página se executam diretamente os scripts.

Este método será o que utilizemos preferentemente na maioria dos exemplos deste livro.

Resposta a um evento

É a outra maneira de executar scripts, mas antes de vê-la devemos falar sobre os eventos. Os eventos são ações que realiza o usuário. Os programas como Javascript estão preparados para apanhar determinadas ações realizadas, neste caso sobre a página, e realizar ações como resposta. Deste modo se podem realizar programas interativos, já que controlamos os movimentos do usuário e respondemos a eles. Existem muitos tipos de eventos distintos, por exemplo, a pulsação de um botão, o movimento do mouse ou a seleção de texto da página.

As ações que queremos realizar como resposta a um evento devem ser indicadas dentro do mesmo código HTML, mas neste caso se indicam em atributos HTML que se colocam dentro da etiqueta que queremos que responda às ações do usuário. No capítulo em que vimos algum exemplo rápido já comprovamos que se quiséssemos que um botão realizasse ações quando se clicasse sobre ele, devíamos indicá-las dentro do atributo onclick do botão.

Comprovamos então, que se pode introduzir código Javascript dentro de determinados atributos das etiquetas HTML. Veremos mais adiante este tipo de execução em profundidade e os tipos de eventos que existem.




Enviado por xKuRt em 21/11/2006 às 09:56


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quarta, 03 de Setembro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Sistemas Operacionais


Capa do livro
Tcp/Ip - Guia De Consulta Rapida


Capa do livro
Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo: Padrões e Reuso com Frameworks - Edição Revisada e Ampliada





Hostnet

IMD