Identificando os visitantes


Autor/fonte: Ricardo Doi



Digg del.icio.us

Uma coisa realmente interessante a implementar em qualquer site na Internet é um sistema que identifique o "perfil" do visitante. Pode-se coletar as mais diversas informações sobre os costumes de navegação do usuário. E o melhor de tudo é que, muitas vezes, essas informações podem ser coletadas sem incomodar o usuário, diretamente das variáveis de ambiente CGI (variáveis disponibilizadas pelo servidor Web).

Digamos, por exemplo, uma página que retorne um conteúdo diferente conforme o tipo do browser utilizado para fazer a requisição da página.

Utilizamos abaixo a função GetEnv() do MSP, para puxar o valor da variável de ambiente HTTP_USER_AGENT que armazena a informação sobre o browser. Confira o exemplo:



Por causa das incompatibilidades encontradas nos diversos browsers utilizados atualmente, esse tipo de rotina é especialmente interessante no caso de utilização de funções ou características de apenas determinados browsers.

Adicionalmente pode-se armazenar os dados coletados, possibilitando posteriormente uma análise estatística geral dos usuários do site. Essas informações podem ser de grande valia no momento da escolha de uma ou outra tecnologia a ser implementada no site.




Enviado por xKuRt em


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Terça, 27 de Junho de 2017




Leitura recomendada

O Codificador Limpo

Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Arte de Escrever Programas Legíveis, A - Técnicas Simples e Práticas para Elaboração de Programas Fáceis de Serem Lidos e Entendidos


Capa do livro
Exame de Redes com NMAP


Capa do livro
O Livro De Vb.Net





Hostnet

IMD