Iniciando no HTML: Introdução ao HTML


Autor/fonte: CriarWeb.com
E-mail/Url: http://www.criarweb.com/artigos/10.php



Digg del.icio.us

HTML é a linguagem com que se escrevem as páginas web. As páginas web podem ser vistas pelo usuário mediante um tipo de aplicação chamada navegador (browser). Podemos dizer portanto, que o HTML é a linguagem usada pelos navegadores para mostrar as páginas webs ao usuário, sendo hoje em dia a interface mais extensa na rede.

Esta linguagem nos permite aglutinar textos, imagens e áudios, e combiná-los a nosso gosto. Ademais, e é aqui onde está a sua vantagem em relação aos livros e revistas, o HTML nos permite a introdução de referências a outras páginas por meio dos links hipertextos.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações, as quais são os padrões do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.

Esta evolução tão anárquica do HTML, trouxe toda uma série de incovenientes e deficiências que tiveram que ser superadas com a introdução de outras tecnologias acessórias capazes de organizar, optimizar e automatizar o funcionamento das webs. Exemplos que podem soar como conhecidos são as CSS, JavaScript ou outros. Veremos mais adiante em que consistem algumas delas.

Alguns dos problemas que acompanham ao HTML é a diversidade de navegadores presentes no mercado, os quais não são capazes de interpretar o mesmo código de uma maneira unificada. Isto obriga ao webmaster a, uma vez criada sua página, comprovar que esta pode ser lida satisfatoriamente por todos os navegadores, ou pelo menos, pelos mais utilizados.

Além do navegador necessário para ver os resultados de nosso trabalho, necessitamos evidentemente outra ferramenta capaz de criar a página em si. Um arquivo HTML (uma página) não é mais do que um texto. É por isso que para programar em HTML necessitamos um editor de textos.

É recomendável usar o bloco de notas que vem no Windows, ou outro editor de textos simples. No entanto, há de ter cuidado com alguns editores mais complexos como Wordpad ou MicrosoftWord, pois colocam seu próprio código especial ao salvar as páginas e como o HTML é unicamente texto plano, poderemos ter problemas com isso.

Existem outros tipos de editores específicos para a criação de páginas web, os quais oferecem muitas facilidades que nos permitem aumentar nossa produtividade. Porém, é aconselhável à princípio utilizar uma ferramenta, o mais simples possível para poder prestar a máxima atenção ao nosso código e familiarizarmos o antes possível com ele. Logo mais adiante, ganharemos tempo ao utilizarmos os editores mais versáteis.

Par ter mais claro todo o tema de editores e os tipos que existem, visite os artigos:

. Editores de HTML;
. Bloco de notas;
. Também se pode acessar a descrições de editores mais complexos que o Bloco de notas, porém mais potentes como o Homesite.

É importante ter claro tudo isso visto que em função de seus objetivos, pode ser que mais do que aprender HTML, resulte mais interessante aprender o uso de uma aplicação para a criação de páginas.

Sendo assim, uma página é um arquivo onde está contido o código HTML em forma de texto. Estes arquivos tem extensão .html ou .htm (é indiferente qual deles utilizar). De modo que quando programarmos em HTML, o faremos com um editor de textos e salvaremos nossos trabalhos com extensão .html, por exemplo, minhapagina.html.

Conselho: Utilize sempre a mesma extensão em seus arquivos HTML. Isso evitará que você se confunda ao escrever os nomes dos seus arquivos umas vezes com .html e outras com .htm. E se você trabalha com uma equipe em um projeto, é ainda mais importante que todos estejam de acordo com a mesma extensão.




Enviado por xKuRt em 11/11/2006 às 10:28


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

AvatarEnviado por rubens34 em 18/02/2009 às 02:18

Bom como eu rodei nesta Meteria no curso agora sim vai .
Pois quero entra nesta area .Como estou 24 horas na interneet rsrsr .vai ser assim uma paixão interneet e html Obigado Bom Carnaval a todos. Bjs

--
rubens34


Envio de comentário:




  

Segunda, 22 de Dezembro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Windows Server 2008 - Guia Completo


Capa do livro
Service Desk Corporativo - Solução com Base na ITIL® V3


Capa do livro
Livro - Desenvolva Aplicações Web Profissionais com Uso dos Poderosos Recursos de Estilização das CSS3





Hostnet

IMD