Dia Mundial da Internet Segura alerta jovens para cuidados no ambiente virtual


Autor/fonte: Agência Brasil
Tags: [ internet ]



Digg del.icio.us

Diversas instituições brasileiras públicas e privadas fazem uma programação para lembrar o Dia Mundial da Internet Segura, que ocorre nesta terça-feira (10). Com o tema "Vamos criar uma internet melhor juntos", a ação é feita em mais de 100 países e tem como proposta mobilizar crianças, adolescentes, pais e educadores para criar um ambiente virtual seguro e alertar para os perigos de expor informações pessoais na rede.

No Brasil, a data será marcada pela apresentação de 61 atividades como palestras, aulas, debates e exibição de filmes, com o engajamento de 40 instituições. A expectativa é reunir cerca de 42 mil pessoas em 44 cidades de todos os estados.

Na página do evento, há jogos e vídeos sobre segurança na internet. A ação também disponibiliza a Cartilha de Segurança para Internet, que contém recomendações e dicas sobre como os usuários podem aumentar a segurança na rede. A cartilha traz informações sobre privacidade, redes sociais, contas e senhas, entre outros temas. O material é acompanhado de um conjunto de slides que podem ser usados em palestras e aulas.

As ações alusivas à data são promovidas no Brasil pela SaferNet, organização não governamental (ONG) criada para combater crimes e violações dos direitos humanos na rede, com patrocínio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e das empresas Google e GVT. O evento tem apoio de instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, além de colégios e organizações não governamentais (ONGs).

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostrou que 79% dos usuários brasileiros de internet, entre 9 e 17 anos, têm perfil nas redes sociais, sendo o Facebook o canal mais utilizado.

Em relação às situações de risco vividas online, 38% das crianças e dos adolescentes, entre 11 e 17 anos, adicionaram pessoas que nunca conheceram pessoalmente à sua lista de amigos ou contatos nas redes sociais. Quando o assunto é a mediação para o uso seguro da internet, apenas 8% dos pais e responsáveis dos jovens consultados na pesquisa acreditam que seu filho tenha passado por alguma situação de incômodo ou constrangimento na rede - percentual semelhante ao verificado em 2012 (6%).




Enviado por xKuRt em 10/02/2015 às 06:37


Itens relacionados

Internautas sem foco perdem 2 dias de trabalho por mês
World Wide Web faz 25 anos
Para AT&T, internet vai parar em 2010
Gurus da internet recebem prêmio no Japão
Militantes usam web para treinamento online
Redes abertas e plataformas públicas aumentarão web móvel em 2008, diz IDC
Estudo prevê internet até 1.000 vezes mais veloz
Francês acusado de fraude bilionária perde amigos na internet
Satisfação de pais com interação de seus filhos online cai, afirma estudo
ANEEL aprova acesso à internet por meio da rede elétrica

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Terça, 25 de Abril de 2017




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Cloud Computing - Computação em Nuvem - Uma Abordagem Prática


Capa do livro
Sistema de Banco de Dados


Capa do livro
Segurança e Auditoria em Sistema de Informação





Hostnet

IMD