Monitorando a performance do seu disco rígido


Autor/fonte: Gilberto Sudré
E-mail/Url: http://www.freecode.com.br/drartigos/artigo.php?cdart=281&id=3012
Tags: [ hd ]



Digg del.icio.us

Se você acompanha os lançamentos de Sistemas Operacionais e aplicativos, tenho certeza que já notou que a cada nova versão estes programas ficam maiores. Isto é devido a acirrada competição no mercado de software, exigindo que a cada novo lançamento, além das correções dos erros conhecidos, inclua uma coleção extensa de inovações. Estas características adicionais acabam por aumentar o tamanho do arquivo executável e assim ocupar uma área maior na memória principal e no disco rígido do computador.

Quando você clica em um icone com o objetivo de executar um aplicativo, o arquivo deste programa é carregado para a memória principal (RAM). Como esta memória normalmente não comporta todos os programas em execução simultânea no computador, o Sistema Operacional utiliza como extensão da memória principal, uma parte do disco rígido, também chamada de arquivo de Swap (Swap File). Por ser um elemento “mecânico”, a velocidade de acesso às informações gravadas no disco rígido é pelo menos 1000 vezes mais lenta quando comparada a memória principal.

Por isto tudo, se vamos mesmo precisar do disco rígido para executar programas, é importante verificar como está a performance deste periférico ou quem sabe comparar estas características antes de assinar o cheque para comprar um novo HD.

O HD Tune é um utilitário gratuito, compatível com o Windows 2000 e XP. Possui opções para medir características como: taxa de transferência, tempo de acesso e temperatura de funcionamento. Este aplicativo também exibe outras informações detalhadas sobre o funcionamento do disco rígido como a versão do firmware ou número de série. Faz parte ainda da lista de funções desta ferramenta o teste de superfície, que procura no HD áreas com problemas de leitura ou escrita. Ele é simples de instalar e operar.

Outro utilitário interessante é o HD Tach. Esta ferramenta, além de fazer os testes de performance para discos rígidos convencionais também pode avaliar o funcionamento de memórias Flash. Possui suporte aos Sistemas Operacionais Windows 2000 ou XP e dispõe de uma versão sem suporte, mas que funciona no Windows 9x e ME.

Para quem usa o GNU/Linux a avaliação dos discos e mais fácil ainda através do utilitário hdparm. Esta ferramenta, presente na maioria das distribuições, permite testar a performance e alterar parâmetros da configuração dos discos para melhoria do acesso as informações.

Fique de olho na eficiência do disco rígido de seu computador, pois a rapidez ou lentidão na execução dos programas também depende disto.




Enviado por xKuRt em 03/07/2009 às 07:25


Itens relacionados

Aplicações que exigem acesso constante ao disco ganham mais
Blu-ray e HD-DVD: entenda as diferenças e veja se vale investir
HDs supergrandes guardam milhares de fotos e centenas de horas de vídeo; veja teste
Espaço em disco não é problema: HD externo de 750 GB
HDs supergrandes têm instalação simples, mas exigem placa mãe com barramento SATA
Informática é grande nicho para sucessores do DVD, mas preço não ajuda
Entenda a compressão de áudio e vídeo no Blu-ray e no HD-DVD
HD wireless guarda arquivos de todos os PCs da casa; veja teste
Compartilhe músicas, filmes e imagens com HD externo wireless
Alta definição depende da mídia, mas também da TV

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sexta, 24 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
ASP. NET 4.0 - Curso Completo


Capa do livro
Manual de Marketing em Mídias Sociais


Capa do livro
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação





Hostnet

IMD