Escondendo seus arquivos


Autor/fonte: Gilberto Sudré
E-mail/Url: http://www.freecode.com.br/drartigos/artigo.php?cdart=286&id=3012
Tags: [ privacidade ]



Digg del.icio.us

Proteger as informações pessoais dos olhos curiosos de outras pessoas é o que procuram muitos usuários. Mantemos em arquivos digitais dados sigilosos como login e senhas para acesso a computadores e sites, números de conta corrente e senha, números de cartões de crédito ou outros tantos conteúdos privados.

Todas estas informações, uma vez enviadas por e-mail, gravadas no disco local do computador ou no servidor de rede, estão expostas a programas spywares, vírus e ao acesso não autorizado, fato este cada vez mais comum em redes corporativas. Então o que fazer para manter sua privacidade on-line?

No caso dos e-mails, como abordado em um artigo anterior, a saída é a criptografia de toda a mensagem incluindo seus anexos. Mas e para os arquivos gravados em disco? A saída não é muito diferente.

Existem programas bem "inteligentes" que permitem a você esconder seus arquivos literalmente "dentro" de outros arquivos. Uma técnica chamada de esteganografia. Desta forma suas informações irão passar despercebidas.

Um destes programas é o Camouflage. Este utilitário criptografa o arquivo que contém as informações "sensiveis" e depois o esconde em outro arquivo "inocente", como uma foto ou uma planilha eletrônica. Bem de acordo com o nome do aplicativo. Como segurança adicional, você pode definir uma senha para impedir a extração do arquivo original.

Depois deste procedimento, o arquivo "hospedeiro" contendo suas informações está pronto para ser guardado no disco ou enviado por email sem levantar maiores suspeitas.

O Camouflage é gratuito, compatível com todas as versões do Sistema Operacional Windows (95, 98, NT, 2000 e ME) e pode ser utilizado com qualquer tipo de arquivo, seja um texto, vídeo ou mesmo um arquivo de áudio.

No site http://www.stegoarchive.com você vai encontrar muitos outros utilitários que funcionam baseados no mesmo princípio, além de versões de aplicações para outros Sistemas Operacionais como GNU/Linux, UNIX, OpenBSD, Macintosh e até implementadas em Java.

Um outro uso bastante comum para esta técnica é a possibilidade de "assinar" arquivos, permitindo esconder uma espécie de "marca d’agua digital" em arquivos de música ou imagens, identificando, assim, sua origem ou seu autor. Uma boa ferramenta para identificação de fraudes ou cópias piratas.

Agora ficou mais fácil esconder suas informações confidenciais dos bisbilhoteiros de plantão.




Enviado por xKuRt em 03/07/2009 às 07:15


Itens relacionados

Especialistas alertam para perigo de expor informações na internet
Saiba como fazer buscas sem colocar em risco a sua privacidade
O eterno legado do direito à intimidade
O que o Google, a Microsoft e o Yahoo! sabem sobre você
Informações pessoais e fotos de crianças devem ficar longe da internet

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quinta, 23 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Windows Server 2008 - Administração de Redes


Capa do livro
V-Ray para Google Sketchup 8


Capa do livro
Algoritmos: Teoria e Prática





Hostnet

IMD