Iniciando no WAP/WML: Segurança


Autor/fonte: Bernardo Pestana Bouzan e Elly d'Alcantara Fonseca
E-mail/Url: http://www.gta.ufrj.br/grad/06_1/wap/seguranca.htm
Tags: [ iniciando no wap wml ]



Digg del.icio.us

A questão da segurança nas redes WAP sofre com os mesmos problemas de todas as implementações de redes sem fio. Uma vez que a transmissão é feita de forma distribuída, e não direcionada como em um fio, se torna mais difícil controlar o acesso de usuários externos à rede de comunicação. Por este e por outros motivos será feita uma abordagem de como é implementada a segurança no conjunto de protocolos sem fio WAP.

1. Segurança no WAP 1.x

Como já exposto na seção de arquitetura, o WTLS tem um funcionamento similar ao TLS. Ele é capaz de fornecer autenticação para o servidor e/ou cliente através de certificados como X.509. Além disso, o WTLS também permite a negociação de parâmetros de encriptação entre o cliente o servidor, garantindo um canal seguro para a comunicação ocorrer.

Apesar de o WTLS não ser capaz de gerar segurança ponto a ponto, as chances de um problema ocorrer são bem reduzidas, pois hackers podem sobrepor a segurança apenas quando dados sensíveis estão sendo transmitidos pelo WAP gateway (proxy).

Generalizando, o WTLS é capaz de prover a segurança necessária para a realização de comércio eletrônico (e-commerce) em aparelhos móveis handheld.

2. Segurança no WAP 2.0

Já que o WAP 2.0 promoveu uma grande aproximação da tecnologia de Internet sem fio com os métodos de acesso convencionais, com a substituição da camada responsável pela segurança WTLS pela camada TLS já existente na WWW, houve uma significativa melhora no que tange a segurança.

Esta melhora, em particular, ocorreu porque o WAP Proxy passou a não ter a necessidade de traduzir o protocolo WTLS para o TLS durante o envio de dados para um servidor web e vice versa. Com esta modificação o WAP 2.0 passou a oferecer segurança ponto a ponto, obtendo um desempenho de segurança nos mesmos níveis da Internet.




Enviado por xKuRt em 28/01/2009 às 11:30


Itens relacionados

Iniciando no WAP/WML: O que é WAP?
Iniciando no WAP/WML: Arquitetura WAP 2.x
Iniciando no WAP/WML: A linguagem WML
Iniciando no WAP/WML: Arquitetura WAP 1.x
Iniciando no WAP/WML: Conclusão e perguntas frequentes sobre WAP
Iniciando no WAP/WML: Usuários WAP no Mundo

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Quinta, 23 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Otimização de Conversão - A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes


Capa do livro
Redes de Computadores para Leigos


Capa do livro
Adobe Flex 4: Treinamento Direto da Fonte





Hostnet

IMD