Guia prático de HTML - Introdução


Autor/fonte: Tiago Daniel de Souza
Tags: [ guia prático de html ]



Digg del.icio.us

As pessoas imaginam que é muito difícil construir um site. Isto não é verdade! Qualquer um pode aprender como construir uma página. Se você continuar lendo, estará apto a construir um rapidamente, quando menos esperar.

Outros pensam - erroneamente - que será necessário softwares avançados e caros para construir websites. É verdade que existem muitos softwares capazes de criar um website para você. Alguns mais fechados que outros. Mas, se você pretende trilhar o caminho certo, deverá criar você mesmo o website. Felizmente, isto é simples é você já tem a sua disposição todos os softwares que necessita.

O objetivo desta minha apostila é fornecer os conhecimentos básicos que permitirão construir um website de forma correta. A apostila parte da estaca zero e não requer qualquer conhecimento prévio de programação.

Obviamente, a apostila não ensina tudo. Diante disto, será necessário que você se empenhe, pratique e consolide os ensinamentos aqui contidos. Mas, não se abor reça, pois aprender como construir um website é bem divertido e bastante satisfatório quando você trilha o caminho certo do aprendizado.

Ok! Chega de conversa. Vamos começar...

Sobre o HTML

O HTML é uma Linguagem de marcação de texto. Mais especificamente, uma linguagem de marcação de hiper texto. Por tanto, antes de começar a falar de HTML, vamos entender o que vem a ser uma linguagem de marcação.

Linguagens de marcação (markup languages em inglês) são linguagens que combinam texto com informações extras sobre o texto. Essa informação extra pode ser representada por diversos símbolos ou palavras-chave diferentes, dependendo da linguagem de marcação com que estivermos trabalhando.

O HTML não era uma linguagem de formatação de textos qualquer, ela possibilitava ligar textos que estavam num computador a textos que estavam num outro computador, usando como meio a internet. O processador e visualizador de HTML são chamados de navegador, pela característica do hipertexto que permite ao usuário "nadar" na informação.

O navegador (também chamado de browser), nada mais faz do que abrir arquivos de computador e, caso esses arquivos contenham códigos HTML, interpretá-los segundo o padrão do hipertexto e gerar a "página html ", que é a manifestação gráfica dos códigos - aquilo que você usualmente vê quando navega pela internet. Por convenção, os nomes dos arquivos em HTML terminam com .html. Exemplo: index.html, foo.bar.html e etc.hml (existem também arquivos HTML que terminam com .shtml e outras extensões malucas). Observe que esses arquivos podem estar tanto no computador do usuário que usa o navegador quanto em outros computadores: o navegador é capaz de abrir esses arquivos desde que eles estejam acessíveis - as tais páginas web.




Enviado por xKuRt em 19/01/2009 às 09:54


Itens relacionados

Guia prático de HTML - HTML avançado
Guia prático de HTML - Atritutos especiais do HTML 4
Guia prático de HTML - Elementos básicos da linguagem HTML
Guia prático de HTML - O presente e o futuro do markup
Guia prático de HTML - Inserção de scripts
Guia prático de HTML - Entidades, acentuação e caracteres especiais
Guia prático de HTML - Cores
Guia prático de HTML - O cabeçalho de um documento HTML
Guia prático de HTML - Ligações de hipertexto (links)
Guia prático de HTML - Colocando seu site no ar

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

AvatarEnviado por JR em 09/02/2009 às 19:44

JR : Ainda não estudei essas materias, vou avaliar depois.

--
JR


Envio de comentário:




  

Quarta, 01 de Outubro de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

  • 1em 01/10 às 15:49
  • kelexem 24/09 às 09:55
  • xKuRtem 23/09 às 20:00

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
ASP.NET MVC em Ação


Capa do livro
Engenharia de Software - Qualidade e Produtividade com Tecnologia


Capa do livro
Aprendendo JavaScript





Hostnet

IMD