Redes Wi-Fi


Autor/fonte: Notebooks Site
E-mail/Url: http://www.notebooks-site.com/dicas/wifi-hotspot.html
Tags: [ wi-fi ]



Digg del.icio.us

Nos últimos anos, houve rápido crescimento no uso de laptops acompanhado de rápido desenvolvimento da tecnologia de redes em fio.

Com isso, tornou-se tecnologica e financeiramente viável a criação de redes sem fio (wireless) de acesso público à internet. Protocolos foram desenvolvidos para padronizar a troca de dados wireless (protocolos IEEE802.11b, 802.11a ou 802.11g); as redes que funcionam com base nesse protocolo são chamadas redes Wi-Fi.

A princípio, locais de concentração de usuários de notebooks, como aeroportos, shopping centers, hotéis, livrarias e restaurantes passaram a oferecer redes wifi, como forma de atrair e manter clientes.

Com a constante evolução da tecnologia wireless (e consequente redução de custos), é certo que tanto o número como a abrangência das redes wifi cresçam muito mais. As empresas e os governos perceberam que a conectividade aumenta a produtividade de empregados e cidadãos.

Em alguns países, já existem cidades que estão completamente cobertas por wifi; a Google montou uma rede wifi em Mountain View, onde fica sua sede (agosto de 2006); a cidade de Manchester, na Inglaterra, teve sua rede Wi-Fi financiada pela Prefeitura (dezembro de 2006); no Brasil, a cidade de Sud Mennucci, no interior de São Paulo, foi a pioneira, ao oferecer conexão gratuita a toda a cidade.

Cuidados com redes Wi-Fi

A conexão a uma rede wifi requer algumas precauções.

Numa conexão wireless, a troca de dados entre o computador e o Access Point (ver esquema) é feita por meio de ondas de rádio. O administrador da rede instala um ou mais Access Points que ficam permanentemente transmitindo sinais de identificação (uma área coberta por um Access Point é comumente chamada hotspot); no notebook, a placa de rede wireless, quando habilitada, fica permanentemente tentando captar os sinais de identificação.

Quando o sinal transmitido pelo roteador é captado pela placa de rede, aparece uma mensagem no notebook indicando que a conexão é possível; se o usuário desejar, ele pede que a conexão seja concluída, e a placa do micro e o roteador passam a trocar dados.

Quais são os riscos nessa conexão Wi-Fi?

Os riscos existem porque a comunicação via rádio é aberta, ou seja, quando a placa do laptop e o roteador trocam dados via rádio, é possível que outras placas (de outros notebooks) captem o sinal de rádio e assim possam ler as mensagens sendo trocadas; essa vulnerabilidade não existe nas conexões caseiras normais, pois nestas ou os bytes seguem por fios e fibras ópticas, e normalmente não podem ser interceptados por terceiros, ou as redes sem fio são ajustadas para que tenham um pequeno raio de alcance (se o alcance da conexão sem fio for muito amplo, ela passa a ser também vulnerável).

Que problemas concretos podem acontecer?

Quando seu laptop envia um sinal de rádio para o roteador, o sinal pode ser captado por outras máquinas. Um intruso pode captar os dados que sua máquina envia para o roteador. Por exemplo, se você digitar uma senha e ela não estiver criptografada, o intruso poderá ler essa senha.

Um intruso pode simular uma rede Wi-Fi em locais em que haja alta concentração de notebooks, como aeroportos. Há diversos programas que, a partir de um simples notebook com conexão wireless, permitem simular um roteador e uma rede Wi-Fi. Com isso, o intruso aguarda que usuários se conectem à sua rede; uma vez conectada, a máquina (conforme as configurações de segurança) fica vulnerável à ação do intruso.




Enviado por shellenrox em 06/07/2008 às 13:42


Itens relacionados

Como evitar que estranhos peguem carona em sua conexão Wi-Fi
Se a opção é uma rede sem fio, veja o que levar em conta
Cuidados ao utilizar redes Wi-Fi
Wi-Fi: O que é?!
Tecnologia Wi-Fi possibilita acesso sem fio à Web
Padrões Wi-Fi diferem em velocidade; veja cuidados na hora da compra
Adaptores permitem que micros sem placa usem rede Wi-Fi
Instalar Wi-Fi é fácil, mas segurança deve ser reforçada contra "intrusos"
Conheça os recursos das tecnologias sem fio e o que vêm por aí
Como colocar uma placa de rede sem fio no PC sem perder a garantia?

Listar todos itens relacionados

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Sábado, 22 de Novembro de 2014




Leitura recomendada

Aprenda J2ee Em 21 Dias

Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa


Capa do livro
Excel Avançado


Capa do livro
Microsoft Exchange Server 2010





Hostnet

IMD