Criando, gravando e editando commands


Autor/fonte: Raphael Simas



Digg del.icio.us

Hoje veremos como criar e manusear seus próprios comandos! Este recurso pode ser muito significativo quanto ao tempo economizado e pela praticidade proporcionada! Então, vamos à matéria!

Considerações iniciais

Na barra de menus, existe o menu "Commands"... Aí se "alojam" vários tipos de comandos que podem ser editados, criados, gravados, baixados etc... Como default do Dreamweaver MX, temos:

. Start/Play Recording: usados para gravar e reproduzir um comando temporário... Veremos mais abaixo com detalhes;
. Edit Command List: Edita a lista dos comandos;
. Get more commands/Manage Extensions: usados para baixar e manusear novos comandos e/ou extensões respectivamente.

Abaixo destes, temos uma série de comandos para formatar e limpar o código fonte além de fornecer um script para o resize no Netscape.

Na ranhura seguinte, temos comandos para criar um álbum de fotografias automático em conjunto com o Fireworks e inúmeros esquemas de cor para seu site.

Na última ranhura, existe a formatação e ordenação de tabelas...

Ao criar um novo comando, ele aparecerá na última ranhura.

Formas de criar um command

Quantas vezes você está trabalhando com uma tabela grande e tem que mudar a cor do fundo de todas as células?! Isso seria uma tarefa chata e repetitiva... Porém, existem várias formas de fazê-la uma vez, e com apenas um clique, repetir o último comando!

A forma mais primitiva de comandos repetitivos é o Ctrl+Y, que repete a última Modificação/criação feita. Faça um teste... Crie uma tabela com várias células e aplique à primeira, uma cor qualquer... Após, com a segunda célula selecionada, aperte Ctrl+Y... A ação será refeita!

Obs.: Este comando é temporário... Qualquer outra ação que você fizer, encobrirá a passada...

A segunda forma de se fazer uma repetição é pelas opções no menu COMMANDS > START/PLAY RECORDING. Esta forma também é temporária... O que diferencia da primeira é que você pode fazer inúmeras modificações em um só comando, ou seja, gravar, por exemplo, 5 ações de uma só vez para que, ao ser acionada, refaça as 5 ações! Para utilizar, siga estes passos:

. 1º passo - Ative a opção "Start Recording" no menu Commands...;
. 2º passo - Faça as ações que desejar como criar uma tabela, inserir uma imagem etc;
. 3º passo - Vá ao menu Commands e desacione a gravação pela opção Stop Recording. Você já tem suas ações gravadas;
. 4º passo - Para usar a gravação, vá em Commands > Play Recorded Command.

Por estes 4 passos, você estará apto a manusear a gravação e reprodução deste tipo de comando.

Obs.: Nem todas as ações podem ser gravadas... Os objetos não poderão ser selecionados, assim suas características também não poderão ser modificadas.

No terceiro método, usamos o painel de histórico (History - Shift+F10). Este método não é temporário, pois salva os comandos no menu Commands.

Vamos à um exemplo bem simples para melhor exemplificar:

Crie uma tabela e faça várias modificações como cor, tamanho da borda, colunas etc...

Note que no painel History, as ações vão sendo gravadas, uma a uma, desde a criação da tabela até a última modificação feita. Para tornar estas modificações um item no menu Commands, basta selecionar todos os passos na caixa History e salvar pelo botão "Save Selected Steps as a Command" (ícone do disquete na parte inferior da janela)... Você deverá dar um nome para o comando a seguir... Pronto! Acesse seu menu commands! O comando já está lá automaticamente com o nome que você digitou! Simples, não?! E também de grande utilidade!

Para excluir algum comando que criou, acesse a opção "Edit Command List" no menu Commands! uma nova janela se abrirá com todos os Commands que você criou, com a opção "Delete".

Obs.: Nem todos os tipos de alteração poderão ser gravadas... Quando o ícone da ação no painel History tiver um X vermelho, indicará que este comando não poderá ser gravado... Exemplos disso, são modificações no código fonte...

Galera! É isso! Esta possibilidade de criar seus próprios comandos é sensacional... Economiza muitas vezes, um grande tempo. Espero que tenham gostado! Procuro publicar sempre matérias que terão utilidade para todos os leitores... Por isso, mande sua sugestão, pedido, dúvidas e críticas!

Um grande abraço à todos e até semana que vem!




Enviado por xKuRt em 02/10/2006 às 16:55


Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

Este artigo ainda não foi comentado ou o(s) comentário(s) que foi(ram) enviado(s) a ele ainda não foi(ram) publicado(s).


Envio de comentário:




  

Segunda, 28 de Julho de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

  • 1em 28/07 às 09:46
  • xKuRtem 27/07 às 15:13
  • JCanecaem 26/07 às 19:02

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Acionamentos Elétricos


Capa do livro
Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo: Padrões e Reuso com Frameworks - Edição Revisada e Ampliada


Capa do livro
HTML 5 - Entendendo E Executando





Hostnet

IMD