Tutorial de instalação do Joomla!


Autor/fonte: MaxINFO
E-mail/Url: http://www.maxraven.info/ferramenta-livre-para-criar-seu-site-esse-e-o...
Tags: [ joomla ]



Digg del.icio.us

O Joomla! é um CMS (Content Manager Sistem) ou melhor, um Sistema Gerenciador de Conteúdo. Neste tutorial eu vou mostrar como instalar e começar a usar esse ferramenta muito pratica e com vários recursos adicionais, tudo para facilitar você a criar seu site na web, desde pequenos até grandes, passando por lojas virtuais e fóruns.

Antes vamos falar um pouco da historia desse CMS, ele começou como um fork do Mambo, outro famoso CMS desenvolvido por uma empresa, que de uma hora para outra resolveu mudar sua política quanto ao produto, contudo o mesmo estava licenciado pela GPL e os desenvolvedores descontentes com as mudanças resolveram criar um novo, efetuar algumas mudanças que achavam necessárias no código e partir para um desenvolvimento totalmente desvinculado de qualquer empresa. Caso queiram saber mais sobre o sistema e sua filosofia acessem o site oficial, ele conta com muito material, noticias e também conta com a área de suporte, muito bem organizada, dividida por temas e linguagens, lá sempre encontrará socorro para suas duvidas e em qualquer idioma.

O site oficial do Joomla! é o seguinte:

http://www.joomla.org

Vamos então por a mão na massa, para instalação precisamos de um servidor web rodando, com suporte ao PHP e também um servidor de banco de dados, neste artigo estarei usando o Apache2, com PHP5 e MySQL com phpmyadmin para gerenciar os bancos de dados, essa é uma das combinações mais usadas pelo mundo afora, podendo ser usada tanto em Linux como em Windows, mas neste caso vou instalar no Kubuntu 7.04, vou presumir que já tem o servidor web instalado ou vai instalar diretamente num servidor de hospedagem fora do seu micro, nesse caso não deixe de ver como utilizar o FTP para enviar os arquivos e como criar os banco de dados desse seu provedor de hospedagem, assim não terá maiores problemas.

Primeiro baixe a ultima versão estável da aplicação, a 1.0.13 em:

http://www.joomlacode.org/gf/project/joomla/frs

Agora vamos baixar os arquivos de linguagem para português do Brasil, esses arquivos traduzem a aplicação apenas da parte frontal do site, ou seja, da parte acessada diretamente pelo internautas, na próxima versão estável já estará disponível a tradução completa da aplicação. Para baixar o arquivo clique aqui.

Para que tenham uma idéia da quantidade de novas funcionalidades que podem implantar no seu site, hoje tem mais de 1675 extensões desenvolvidas pela comunidade disponíveis para downloads, caso queiram dar uma olhada se encontram algo de seu agrado basta acessar:

http://extensions.joomla.org

Arquivos baixados, servidores rodando, vamos lá, primeiro passo é descompactar os arquivos baixados para a pasta WWW do seu servidor web, no meu caso está em /var/www.

Com os arquivos descompactados vamos agora diretamente ao navegador, é nele que a instalação será feita concretamente, primeiro vamos criar um novo banco de dados acessando o phpmyadmin, para tanto basta acessar seu servidor, no meu caso uso em http://localhost/phpmyadmin, pois foi assim que fiz a instalação em meu computador, contudo isso pode variar conforme instalação e distribuição, verifique seu caso e acesse.

Notem, criei um novo banco de dados chamado Joomla!, não deixem de anotar o nome do banco de dados (Joomla), o nome do servidor de banco de dados (neste caso localhost) e o login e senha do usuário do banco de dados (eu estou usando aqui o root, não faça isso, crie um usuário diferente mesmo do seu usuário normal e uma senha forte, eu avisei) para que possamos usar durante a instalação da aplicação.

Agora acessamos diretamente o servidor, http://localhost e seremos direcionados ao programa de instalação, notem que é feita uma checagem se tudo está OK, teremos um item com advertência, ele indica que uma emulação do Register Globals do PHP está ativada, isso pode ser necessário em alguns servidores web que tem um php.ini configurado de forma não habitual, com isso algumas funções do site podem ficar comprometidas, no caso está tudo ok e posso desabilitar, basta abrir o arquivo globals.php e alterar de 1 para 0 (zero), salvar e poderemos prosseguir clicando em next.

Depois de aceita a licença, no caso a GPL, teremos de informar o servidor de banco de dados, login, senha, ou seja, aquelas informações que falei para anotar no inicio, coloque elas nos campos e clique em Next, informamos o nome que queremos dar ao site, Next novamente e passamos a informar o email e senha do administrador, neste campo também é mostrado o endereço e o path no servidor. Não esqueça a senha, poderá mudar depois, mas melhor criar uma que lembre depois.

Feito isso está pronto, será mostrado o seu login e senha de administrador e já poderá acessar a parte administrativa e o site, não esqueça de deletar a pasta installation para concluir o processo.




Enviado por xKuRt em 22/11/2007 às 21:48


Itens relacionados

Criando um módulo para o logotipo no Joomla! 1.5
Melhorando a segurança em sites Joomla!
Listar artigos por ID/DESC no Joomla
Componente de backup para Joomla!
Podcast: Joomla CMS
Liberado o Joomla! 1.5.8
O poder do Joomla
Joomla - Permissões na instalação no host
Instalando o Joomla!

Avaliação

Esta publicação ainda não foi avaliada!


Avaliar:


A avaliação de publicações é restrita a membros cadastrados e logados no nosso site.



Comentários

AvatarEnviado por xKuRt em 16/07/2008 às 17:24

carol88, se você instalou o Apache a parte, deve colocar os arquivos do Joomla! na pasta htdocs.

--
Trabalho com desenvolvimento Web. Visite meu site - http://www.sandro.eti.br

AvatarEnviado por carol88 em 16/07/2008 às 14:18

oi quero instalar o joomla no pc do meu trabalho.
aqui já tem instalado o php e apache, instalei o mysql
e agora como devo proceder? coloquei os arquivos extraidos
do jommla dentro da pasta htdocs, mas nao resolveu ainda.
quando digito no navegador localhost, aparece uma lista
de link escrito apache... e index... podem me ajudar??????
por favor.
não é o caso de instalar o wamp,
pois os 3 programas exigidos já estão instalados.

esta pasta www fica em C:www ??

bjs
Carol

--
carol


Envio de comentário:




  

Sexta, 18 de Abril de 2014




Top 5 membros

Últimos membros online

Últimos membros cadastrados



Capa do livro
Projeto de Banco de Dados


Capa do livro
Cabeamento Estruturado - Desvendando Cada Passo: Do Projeto à Instalação


Capa do livro
Python e Django - Desenvolvimento Ágil de Aplicações Web





Hostnet

IMD