QUOTE(destr0yer @ 25 Jun 2004, 07:41 PM)
1 - A rede perdeu um pouco dos usuários, desde que ouve a queda do servidor matrix e o filtro de IP's, mas está recuperando lentamente, achas que a rede está com o "tamanho" e sucesso da antiga BrasIRC?
TODAS as redes de IRC do Brasil saíram perdendo com os ataques. Por conta de algumas pessoas que não ligam pra mais ninguém além delas mesmas e só querem aparecer, o IRC no Brasil perdeu muito. O incrível é que ainda tem quem ache isso legal ou bonito. Hoje, todas as redes do Brasil, reunidas, não chegam a ter o mesmo número de usuários que o antigo pico da Brasnet.
Isso porque ao mesmo tempo que aconteceram os ataques, chegou a nova versão do MSN, que roubou muitos usuários do IRC. Como as pessoas não conseguiam conectar, elas iam pro MSN, iam pro chat do UOL, pro chat do Terra, lugares onde os usuários se sentem seguros, onde não acontecem ataques, onde não existem idiotas metidos a hackers que perdem o tempo atacando os outros pra aparecerem. Esses sistemas de bate-papo continuam aumentando sempre, pra eles não existe crise. O IRC brasileiro, em contrapartida, caiu em quantidade de usuários. E o pior de tudo: continua caindo. Vertiginosamente, numa velocidade que vocês não fazem idéia.
Se não fosse a expansão contínua da Internet, eu diria que o IRC no Brasil está com os dias contados. Por causa de alguns poucos imbecis que se acham espertos, todos saímos perdendo. Uma pena.
2 - O sistema de filtro de IP's internacionais vai voltar? Caso volte, era bom algum sistema para usuários como eu e o Gosh, que estão fora do Brasil poderem acessar a rede (e eu, uso-a desde fevereiro de 2000!)
Não, não pretendemos filtrar novamente. Já adotamos o mesmo método usado na Brasnet, que força o registro de nicks para usuários de fora do país. Foi a solução mais funcional, entre as testadas.
3 - Houve perda de usuários com o filtro de IP's?
A perda foi insignificante.
4 - Qual o motivo de obrigar os users a utilizar um nick registrado para entra em canais? Evitar ataques? Por um lado acho bom, mas acaba por ser incomodo no caso de quedas de ligação.
Sim, foi por causa de clones de ataque que usavam IPs internacionais.
5 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar Ataques hackers?
6 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar os famosos NetSplits?
Quem pode mexer no link dos provedores são os sysops dos provedores. Seria uma enorme bagunça se tudo que é IRCop pudesse sair mexendo nos links de todos os provedores da rede, pra tentar fazer alguma coisa. Esses links custam milhares de reais POR MÊS. Não dá pra deixar todo mundo meter as mãos neles. Não é assim que funcionam as coisas.
Assim, é um enorme erro das pessoas acharem que nós somos os responsáveis por proteger a rede contra ataques e ficarem cobrando isso de nós. Os responsáveis por isso são os sysops dos provedores conveniados. Os admins, os IRCops e eu não podemos fazer absolutamente NADA a respeito, a não ser solicitar providências a quem tem os acessos para tomá-las.
7 - Em que maquina roda os services (cpu, memoria, disco, Sistema operacional) e quantos megas ocupa a "base de dados"?
A máquina é um Celeron 1GHz, com 512Mb de memória e 40Gb de HD, rodando FreeBSD. Os bancos de dados ocupam cerca de 80 Mb, não contando os backups.
8 - Planos futuros para melhorar a rede, tens?
Só podemos divulgar isso aos poucos. Senão, logo logo vai ter gente copiando tudo...