Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Entrevista com Carlos Martini
htmlstaff.org - forum > Canal, forum, lista, site e outros > Entrevistas
Páginas: 1, 2, 3
xKuRt
Entrevista com Carlos Martini, um dos administradores da rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br), de 24/06 à 08/07. Perguntas devem ser encaminhadas através de um post, em resposta a esse tópico, contendo a(s) mesma(s). Você pode enviar em um mesmo post várias perguntas ou, ainda, enviar em um post uma pergunta, em outro post outra pergunta e assim por diante. Participe!

Para participar dessa Entrevista, é necessário que se tenha noção das seguintes regras:

. Regras do forum: http://www.htmlstaff.org/forum/index.php?act=ST&f=36&t=715;
. Regras extras das Entrevistas: http://www.htmlstaff.org/forum/index.php?act=ST&f=51&t=4128.
xKuRt
Conte-nos, por favor, detalhadamente, toda a história de o provedor Matrix Internet ter sido removido do quadro de servidores da rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) e ter levado consigo o antigo domínio da rede (que era o BrasIRC (irc.brasirc.net).
firewall
Eu entro na VirtuaLife desde que conheço o mIRC, quando ela era BrasIRC.net, já faço parte de duas equipes de suporte da rede, já li e ouvi várias coisas sobre a rede, então não teria muito o que perguntar... Lá vai:

- Martini, o que você colocará, de novidades no site, que você pode divulgar?
- Você fará uma área para cadastros de usuários?
Sobre a rede:
- Quais são as suas expectativas sobre a rede, após divulgar as novidades e por em ação as mudanças previstas?
- Você tem lucros ou prejuízos por ser um dos administradores da rede?
- É uma espécie de passa tempo você "administrar" a rede?
- Como tudo inicou, na época da BrasIRC?

Sem mais.
Martini
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 03:50 PM)
Conte-nos, por favor, detalhadamente, toda a história de o provedor Matrix Internet ter sido removido do quadro de servidores da rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) e ter levado consigo o antigo domínio da rede (que era o BrasIRC (irc.brasirc.net).

Bom, eu não vou repetir aqui toda a história, porque esse já é um assunto esgotado. Eu pus um post realmente imenso sobre isso no IRCmania, antigo Vircio, inclusive colocando nele cópias dos mails que rolaram na lista tendo todos os admins da rede como testemunhas da falta de ética do admin da Matrix.

Em resumo, o admin da Matrix achou que podia tomar conta da rede. Isso não era novidade, havia muito tempo que até pra mexer no site da rede, era requerido que o departamento de Marketing da Matrix fosse consultado, como se a rede pertencesse a Matrix, coisa que nunca foi verdade. Por fim, eles nos fizeram uma ameaça, dizendo que ou eu entregava o comando da rede a eles, ou a Matrix sairia da rede FAZENDO UMA NOVA REDE BRASIRC. Então eu fiz o que eles mereciam que fosse feito: mandei pastarem.

De fato, como o domínio estava em nome deles (um domínio sempre tem que estar em nome de alguém), eles acharam que eram donos dele e o levaram. Jutaram-se aos servidores da brasirc.com.br e começaram a espalhar mentiras para os usuários, dizendo que eles é que haviam expulsado os outros provedores. Interessante eles expulsarem os outros e ficarem sem os services, não?

Por fim, eles agora tem o que eles merecem: nada.

Uma curiosidade interessante: em 1998, quando nosso domínio ainda era brasirc.com.br, a própria Matrix liderou um movimento para expulsar da rede uma pessoa de nome Jan Struiving, nick Jan, que estava se achando dono da rede pelo fato de o domínio brasirc.com.br estar no nome dele. Ele saiu levando alguns servidores e o domínio da rede com ele. A Matrix então registrou o domínio brasirc.net. Agora, anos depois, a Matrix fez EXATAMENTE A MESMA COISA que o Jan, ou seja, sentiu-se dona da rede por ser dona do domínio.

Ironicamente, a história se repetiu: como o Jan, a Matrix foi expulsa. E como o Jan, ficaram com uma mão na frente e outra atrás.

Cada um tem o que merece.
xKuRt
E você guarda algum remorço da Matrix Internet?
Martini
QUOTE(firewall @ 24 Jun 2004, 04:08 PM)
Eu entro na VirtuaLife desde que conheço o mIRC, quando ela era BrasIRC.net, já faço parte de duas equipes de suporte da rede, já li e ouvi várias coisas sobre a rede, então não teria muito o que perguntar... Lá vai:

- Martini, o que você colocará, de novidades no site, que você pode divulgar?
- Você fará uma área para cadastros de usuários?
Sobre a rede:
- Quais são as suas expectativas sobre a rede, após divulgar as novidades e por em ação as mudanças previstas?
- Você tem lucros ou prejuízos por ser um dos administradores da rede?
- É uma espécie de passa tempo você "administrar" a rede?
- Como tudo inicou, na época da BrasIRC?

Sem mais.

Respondendo suas perguntas, na ordem:

1) Eu não posso divulgar muita coisa do que vem por aí, mas queremos facilitar a vida e aumentar a segurança dos usuários, usando ferramentas novas.

2) Não vai haver participação direta de usuários no site, não vai ter como ficarem fazendo comentários no site, esse tipo de coisa. Isso porque existem pessoas que não sabem usar a liberdade que tem, e acabam avacalhando com o sistema.

3) As minhas expectativas são que a rede continue o caminho que sempre seguiu.

4) Não tenho nenhum lucro, tenho apenas gasto de dinheiro (com o domínio) e prejuízo em termos de tempo. Eu trabalho, não posso dedicar o tempo que eu dedico à rede. Mas mesmo assim eu o faço, por amor a ela. Isso me prejudica no meu trabalho.

5) Sim, é um passatempo no sentido em que eu estou me dedicando a alto que me trouxe muitas coisas boas. No IRC eu conheci pessoas maravilhosas, como os meus "sobrinhos virtuais" (aliás, um deles vai me dar uma neta em breve) e alguns amigos muito, mas muito especiais. Minha experiência com o IRC foi maravilhosa, eu queria que todos conhecessem pessoas especiais como as que eu conheci. E é por isso que eu me esforço tanto pra manter a coisa funcionando.

6) Quem criou a rede foram o Edgard Castro "XShadow", o Jan e o Alvaro da Visão Internet. Eles se uniram e montaram uma rede brasileira chamada KircNET. A rede foi crescendo e então, em uma briga entre o XShadow e o Mauritz, foi criada a Brasnet. Então o XShadow inventou o nome BrasIRC, por achar que o nome KircNET não era muito sugestivo, e a rede adotou o domínio brasirc.com.br. O que veio depois disso, a maioria deve saber.
xKuRt
E você trabalha com o que?
Martini
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 04:55 PM)
E você guarda algum remorço da Matrix Internet?

Não. Apenas tenho pena de uma empresa tão grande ter em seu meio gente com mentalidade pequena, com poder de decisão e sem ética. Porque esse tipo de gente fica fazendo esse tipo de coisas, enganando usuários, pregando mentiras, se apossando do que não deve, e isso tudo acaba sujando o nome da empresa. Isso não deveria ser interessante pra empresa nenhuma, mas sei lá o que se passa na cabeça de algumas pessoas...
xKuRt
A rede BrasNET (irc.brasnet.org) utiliza um sistema de publicidade do mercadolivre.com.br. O que, com certeza, vem a dar a ela algum lucro. Como você vê tal tipo de coisa? Tal tipo de coisa poderia vir a ser feito, também, na rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br)?
gosh
Ola Martini, antes de mais nada gostaria de salientar que admiro atitudes de pessoas que se preocupam em oferecer algo legal para outras pessoas e nao visam lucros para tal. Claro que isso inclui voce, entao quero parabeliza-lo.

Vamos la...

1 - Eu estou morando nos EUA e somente ha alguns dias eu consegui acessar a virtualife. Estava bloqueado o acesso internacional mesmo ou era algum outro motivo qualquer? Se sim, qual?

2 - Quantos ircops estao na rede hoje? Quais os criterios para tornar alguem ircop?

3 - Para que uma empresa coloque um servidor para fazer parte da virtualife, o que eh necessario? Como funciona isso?

Por hora, eh isso.

[z]
xKuRt
Quais são os critérios para que um canal na rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) se torne um canal oficial de suporte da mesma?
Martini
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 05:06 PM)
E você trabalha com o que?

Tenho um escritório próprio de design e publicidade, em minha casa mesmo.
Martini
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 05:14 PM)
A rede BrasNET (irc.brasnet.org) utiliza um sistema de publicidade do mercadolivre.com.br. O que, com certeza, vem a dar a ela algum lucro. Como você vê tal tipo de coisa? Tal tipo de coisa poderia vir a ser feito, também, na rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br)?

Eu acho válido que as pessoas que se esforçam pra manter o sistema funcionando ganhem alguma coisa. Mas não acho correto que usem o IRC apenas pra embolsar dinheiro sem dar nada em troca e, mais ainda, que cheguem a ponto de começar a prejudicar os outros por isso.

Conhecemos o caso de uma rede aí onde embolsava dinheiro, dizendo que ele estava sendo investido na rede, e promoviam ataques a outras redes. Hoje, se as pessoas olharem com atenção pra essa rede, não vão conseguir ver onde foi parar o tal "investimento".
Martini
QUOTE(gosh @ 24 Jun 2004, 05:24 PM)
Ola Martini, antes de mais nada gostaria de salientar que admiro atitudes de pessoas que se preocupam em oferecer algo legal para outras pessoas e nao visam lucros para tal. Claro que isso inclui voce, entao quero parabeliza-lo.

Vamos la...

1 - Eu estou morando nos EUA e somente ha alguns dias eu consegui acessar a virtualife. Estava bloqueado o acesso internacional mesmo ou era algum outro motivo qualquer? Se sim, qual?

2 - Quantos ircops estao na rede hoje? Quais os criterios para tornar alguem ircop?

3 - Para que uma empresa coloque um servidor para fazer parte da virtualife, o que eh necessario? Como funciona isso?

Por hora, eh isso.

[z]

1) Sim, havíamos bloqueado o acesso internacional enquanto pensávamos no que fazer pra evitar os clones de ataque que usavam hosts de fora do Brasil.

2) A rede tem hoje cerca de 40 IRCops. Os critérios pra se tornar IRCop são: ser conhecido, ser confiável, e ser necessário.

3) http://www.vlife.com.br/?area=adesao
Martini
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 05:26 PM)
Quais são os critérios para que um canal na rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) se torne um canal oficial de suporte da mesma?

Atualmente não estamos mais aceitando canais "oficiais" de ajuda. Os canais "oficiais" hoje são canais mantidos por nossos IRCops, gente do nosso staff. São o #Suporte, o #Scripts e o #Eggdrop.
firewall
Uma dúvida me surgiu agora:

- Ouvi dizer que as novidades da rede serão pagas, poderias explicar? Não tenho certeza disso.
Martini
QUOTE(firewall @ 24 Jun 2004, 10:18 PM)
Uma dúvida me surgiu agora:

- Ouvi dizer que as novidades da rede serão pagas, poderias explicar? Não tenho certeza disso.

Todos os serviços "normais" que temos hoje na rede são e vão continuar sendo gratuitos. Nós estamos trabalhando em novos serviços personalizados, e esses sim deverão ser cobrados. Um exemplo são os VHosts VIP, ou seja, aqueles que o dono escolhe, como o meu. Não pretendo dizer ainda o que estamos preparando, primeiro porque como todos sabem, nós costumamos amadurecer nossas idéias por meses (ou às vezes por anos, como foram os vhosts). Mas geralmente a idéia vale à pena. Tem até um pessoal de certas redes por aí que copia tudo que a gente faz... sinal de que eles acham que nós somos um exemplo a ser seguido e admirado, não é mesmo? biggrin.gif
firewall
É mesmo, hehehe
Inveja mata, como dizem...
tongue.gif
xKuRt
Você disse que ocorreu de "uma rede de IRC, aonde estava sendo utilizado um sistema de publicidade na mesma, dizia estar investido tal dinheiro arrecadado nela, mas, na verdade, eles estavam promovendo ataques a outras redes de IRC". Qual era essa rede de IRC?
Martini
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 02:56 PM)
Você disse que ocorreu de "uma rede de IRC, aonde estava sendo utilizado um sistema de publicidade na mesma, dizia estar investido tal dinheiro arrecadado nela, mas, na verdade, eles estavam promovendo ataques a outras redes de IRC". Qual era essa rede de IRC?

Preciso mesmo responder? Quantas redes cobram pelos serviços hoje? smile.gif

E não foi isso que eu disse. Você distorceu minhas palavras.
xKuRt
Quais são as maiores dificuldades que se tem, hoje em dia, para se manter uma rede de IRC no ar?
Martini
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 03:06 PM)
Quais são as maiores dificuldades que se tem, hoje em dia, para se manter uma rede de IRC no ar?

1) Falta de tempo. Eu tenho 33 anos, trabalho, me mantenho sozinho, não sou dependente dos meus pais embora more com eles. Eu mesmo pago todas as minhas contas e gasto um pouco com a casa também. E com o meu trabalho, eu não tenho muito tempo para o IRC. Prova disso foi o site, que levou meses pra ficar pronto.

2) Falta de gente pra ajudar em setores mais especializados. Por exemplo, gente pra ajudar no próprio website da rede. Quem entende de design de verdade, em geral não acessa IRC. Os que acessam, fazem nas horas vagas e não tem tempo pra ajudar. E eu não queria e nem quero a ajuda gente que só sabe colocar no ar sites com cara de PHPNuke. Isso não é design, é produção massificada.

3) Muita gente pra atrapalhar. As pessoas que não tem capacidade nem inteligência para construir algo, em geral gastam o tempo que tem tentando destruir o que os outros construíram ou falando mal de tudo que podem. Isso é psicológico: tentar destruir o sucesso dos outros é uma forma de ocultar o próprio fracasso. É a vergonha, procurando um lugar para se esconder.
xKuRt
Ae Martini, caso você queira, tem um pessoal bom aí do forum que, com certeza, poderia ajudar, e ajudaria bem, a rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) em seu site.
Martini
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 03:23 PM)
Ae Martini, caso você queira, tem um pessoal bom aí do forum que, com certeza, poderia ajudar, e ajudaria bem, a rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) em seu site.

Eu agradeço, e até devo verificar isso com mais calma, porque é preciso avaliar sobre outra ótica o que seria "um pessoal bom". Bons programadores? Isso temos no staff da rede. Pessoas boas com desenho? Não basta ser bom com desenho, tem que entender de design, o que é muito mais amplo.

Novamente usando o site da rede como exemplo, eu não fiz aquele design porque achei "bonitinho". O lugar onde ficam os elementos, o fundo da tela, a cor do texto e do fundo, os ícones modificados do KDE... tudo tem um motivo, tudo foi alvo de estudo. Pra um designer, não basta fazer coisas bonitas. Ele tem que saber exatamente o que (e por que) ele está fazendo.

Um design irado, todo rebuscado, cheio de formas futuristas e menus em flash que se movem, se abrem, piscam e fazem ruídos pode até ser bonito. Mas se as partes dele não tiverem sido alvo de um estudo, é só isso mesmo que ele vai ser: um site bonitinho... mas ordinário e enjoativo. Como muitos que tem por aí.
xKuRt
Ae Martini, sim, nós temos um pessoal bom aí do forum desse modo (designers e programadores de verdade) sim. Caso esteja interessado na ajuda deles, por favor, entre em contato comigo. Que, assim, eu entrarei em contato com eles explicando a situação.
xKuRt
Você se considera viciado em IRC e/ou Internet em geral? Caso sim, isso chega a atrapalhar a sua vida? Caso sim, de que maneira? Como você vê aqueles que são viciados em IRC e/ou Internet em geral?
firewall
Se eu fosse bom no assunto, aceitaria com prazer o pedido de ajudar no site, mas como ainda não sou... Estou aprendendo algumas linguagens no momento, tais como php.

Martini, o que você pensa sobre o acontecimento 'Papo Fácil'? E você tem idéias do motivo o qual levou a criarem a rede? Eu andei lendo que copiaram o IRCd, modificaram, algo assim, poderias esclarecer?
Grato.
xKuRt
A algum tempo atrás, a rede BrasNET (irc.brasnet.org) fechou o código fonte do seu IRCd, que era baseado em um IRCd com código fonte aberto. Sendo assim, o mesmo teria que ter o código fonte aberto, também. O que você achou disso?
destr0yer
Bom, Eu também moro em Portugal e fiquei privado de acessar a rede, mas a pergunta já foi colocada pelo Gosh e respondia, assim fico esclarecido:
Mas vamos lá
1 - A rede perdeu um pouco dos usuários, desde que ouve a queda do servidor matrix e o filtro de IP's, mas está recuperando lentamente, achas que a rede está com o "tamanho" e sucesso da antiga BrasIRC?
2 - O sistema de filtro de IP's internacionais vai voltar? Caso volte, era bom algum sistema para usuários como eu e o Gosh, que estão fora do Brasil poderem acessar a rede (e eu, uso-a desde fevereiro de 2000!)
3 - Houve perda de usuários com o filtro de IP's?
4 - Qual o motivo de obrigar os users a utilizar um nick registrado para entra em canais? Evitar ataques? Por um lado acho bom, mas acaba por ser incomodo no caso de quedas de ligação.
5 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar Ataques hackers?
6 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar os famosos NetSplits?
7 - Em que maquina roda os services (cpu, memoria, disco, Sistema operacional) e quantos megas ocupa a "base de dados"?
8 - Planos futuros para melhorar a rede, tens?
para já é so smile.gif
Martini
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 04:09 PM)
Você se considera viciado em IRC e/ou Internet em geral? Caso sim, isso chega a atrapalhar a sua vida? Caso sim, de que maneira? Como você vê aqueles que são viciados em IRC e/ou Internet em geral?

Eu não sou viciado, mas eu adoro o IRC porque conheci pessoas especiais nele. Só que como eu sou mais velho que a maioria de vocês, pra mim o IRC não tem o mesmo significado. Outro dia um rapaz me perguntou se eu não tinha amigos, porque eu não aceitei conversar com ele no IRC. Esse sim, é um viciado em IRC, porque ele não consegue ver que ninguém precisa do IRC pra fazer amigos.

Note bem que existem dois conceitos que tem que andar de mãos dadas:

1) O IRC é uma excelente forma de fazer amigos.

2) O IRC NÃO É A ÚNICA forma de fazer amigos.

Ou seja, sim, eu GOSTO do IRC. Mas NÃO, EU NÃO DEPENDO do IRC. Pra nada, absolutamente nada.

Pra mim, o fato de eu gostar muito do IRC traz alguns prejuízos, porque eu gasto com ele um tempo que eu não tenho, e isso às vezes me prejudica profissionalmente.

Quanto aos verdadeiramente viciados em IRC, eles precisam mais de ajuda do que de outra coisa. Eu noto que tem alguns adolescentes que nem se sustentam sozinhos ainda e adoram vir para o IRC fazerem pose de grandes e poderosos hackers. Na vida real, são apenas adolescentes iguais a todos os outros na face da terra. Pra eles, o IRC acaba funcionando como um tipo de droga: eles fogem da frustrada realidade deles pra dentro do IRC, que é o único lugar onde eles são alguma coisa.

E isso sim, é doentio.
Martini
QUOTE(firewall @ 25 Jun 2004, 04:59 PM)
Se eu fosse bom no assunto, aceitaria com prazer o pedido de ajudar no site, mas como ainda não sou... Estou aprendendo algumas linguagens no momento, tais como php.

Martini, o que você pensa sobre o acontecimento 'Papo Fácil'? E você tem idéias do motivo o qual levou a criarem a rede? Eu andei lendo que copiaram o IRCd, modificaram, algo assim, poderias esclarecer?
Grato.

A Papo Fácil nasceu da frustração de um pessoal que queria mandar na VirtuaLife. É exatamente o mesmo caso do Jan e da Matrix. Como nós não demos a eles o que eles queriam, eles picaram a mula.

O IRCd deles é o nosso IRCd, com algumas modificações pra não ficar tão descarada a cópia (embora isso não tenha funcionado). Qualquer um pode ver que os modos do IRC são exatamente os mesmos, as proteções são exatamente as mesmas, o crypt só mudou talvez o algorítmo, mas o formato é exatamente o mesmo.

Mas, afinal, o nosso IRCd é aberto, qualquer um pode baixá-lo. Só é muito chato não citar os autores, isso é coisa de programador de fundo de quintal que gosta de ganhar os créditos pelas realizações dos outros. Não deveria existir no mundo do software livre, mas sempre tem umas ovelhas negras em todos os pastos, não é mesmo?
Martini
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 05:18 PM)
A algum tempo atrás, a rede BrasNET (irc.brasnet.org) fechou o código fonte do seu IRCd, que era baseado em um IRCd com código fonte aberto. Sendo assim, o mesmo teria que ter o código fonte aberto, também. O que você achou disso?

Seria medo de as pessoas verem alguma coisa que está escondida no IRCd deles...? cool.gif
Martini
QUOTE(destr0yer @ 25 Jun 2004, 07:41 PM)
1 - A rede perdeu um pouco dos usuários, desde que ouve a queda do servidor matrix e o filtro de IP's, mas está recuperando lentamente, achas que a rede está com o "tamanho" e sucesso da antiga BrasIRC?

TODAS as redes de IRC do Brasil saíram perdendo com os ataques. Por conta de algumas pessoas que não ligam pra mais ninguém além delas mesmas e só querem aparecer, o IRC no Brasil perdeu muito. O incrível é que ainda tem quem ache isso legal ou bonito. Hoje, todas as redes do Brasil, reunidas, não chegam a ter o mesmo número de usuários que o antigo pico da Brasnet.

Isso porque ao mesmo tempo que aconteceram os ataques, chegou a nova versão do MSN, que roubou muitos usuários do IRC. Como as pessoas não conseguiam conectar, elas iam pro MSN, iam pro chat do UOL, pro chat do Terra, lugares onde os usuários se sentem seguros, onde não acontecem ataques, onde não existem idiotas metidos a hackers que perdem o tempo atacando os outros pra aparecerem. Esses sistemas de bate-papo continuam aumentando sempre, pra eles não existe crise. O IRC brasileiro, em contrapartida, caiu em quantidade de usuários. E o pior de tudo: continua caindo. Vertiginosamente, numa velocidade que vocês não fazem idéia.

Se não fosse a expansão contínua da Internet, eu diria que o IRC no Brasil está com os dias contados. Por causa de alguns poucos imbecis que se acham espertos, todos saímos perdendo. Uma pena.

2 - O sistema de filtro de IP's internacionais vai voltar? Caso volte, era bom algum sistema para usuários como eu e o Gosh, que estão fora do Brasil poderem acessar a rede (e eu, uso-a desde fevereiro de 2000!)

Não, não pretendemos filtrar novamente. Já adotamos o mesmo método usado na Brasnet, que força o registro de nicks para usuários de fora do país. Foi a solução mais funcional, entre as testadas.

3 - Houve perda de usuários com o filtro de IP's?

A perda foi insignificante.

4 - Qual o motivo de obrigar os users a utilizar um nick registrado para entra em canais? Evitar ataques? Por um lado acho bom, mas acaba por ser incomodo no caso de quedas de ligação.

Sim, foi por causa de clones de ataque que usavam IPs internacionais.

5 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar Ataques hackers?
6 - Que medidas tem a Virtualife tomado para evitar os famosos NetSplits?

Quem pode mexer no link dos provedores são os sysops dos provedores. Seria uma enorme bagunça se tudo que é IRCop pudesse sair mexendo nos links de todos os provedores da rede, pra tentar fazer alguma coisa. Esses links custam milhares de reais POR MÊS. Não dá pra deixar todo mundo meter as mãos neles. Não é assim que funcionam as coisas.

Assim, é um enorme erro das pessoas acharem que nós somos os responsáveis por proteger a rede contra ataques e ficarem cobrando isso de nós. Os responsáveis por isso são os sysops dos provedores conveniados. Os admins, os IRCops e eu não podemos fazer absolutamente NADA a respeito, a não ser solicitar providências a quem tem os acessos para tomá-las.

7 - Em que maquina roda os services (cpu, memoria, disco, Sistema operacional) e quantos megas ocupa a "base de dados"?

A máquina é um Celeron 1GHz, com 512Mb de memória e 40Gb de HD, rodando FreeBSD. Os bancos de dados ocupam cerca de 80 Mb, não contando os backups.

8 - Planos futuros para melhorar a rede, tens?

Só podemos divulgar isso aos poucos. Senão, logo logo vai ter gente copiando tudo...
firewall
É, concordo.

- Hoje, como é separado o setor administrativo da rede? Existem IRCops com diferentes tarefas, diferentes tipos de decisões, algo do tipo?

- Estão previstas outras alterações no IRCd? Como novos modos, proteções e coisas relacionadas a isso?

- Quais são as estatísticas de acesso do site, até o momento?

- Com os problemas pelos quais a rede passou, desde a ocorrencia com a Matrix, foram 'perdidos' muitos users? A média de acesso caiu? Retornou? Apenas curiosidade.

- Com as reformulações na estrutura da rede, as regras de adesão de servidores ficaram mais ou menos rigorosas?

Por inquanto é só.
Martini
QUOTE(firewall @ 25 Jun 2004, 09:18 PM)
- Hoje, como é separado o setor administrativo da rede? Existem IRCops com diferentes tarefas, diferentes tipos de decisões, algo do tipo?

Sim, a rede sempre foi estruturada, mas antes não se respeitava a estrutura. O tempo todo tinha gente metendo o nariz onde não devia. De uns tempos pra cá eu comecei a exigir que as separações fossem respeitadas. Por exemplo, IRCop é técnico. IRCop NÃO atende usuário. Quem atende usuário é o pessoal do #Suporte. Tem que ser assim, e ponto final. Senão vira zona.

- Estão previstas outras alterações no IRCd? Como novos modos, proteções e coisas relacionadas a isso?

Sempre são feitas alterações no IRCd. Nos services também, eles passaram por 3 alterações só no último mês. A maioria das alterações não são visíveis, são correções de bugs e mudanças para que as coisas funcionem melhor.

- Quais são as estatísticas de acesso do site, até o momento?

Sabe que nem eu sei? Todo dia eu esqueço de pedir pra reativarem o Webalizer...

- Com os problemas pelos quais a rede passou, desde a ocorrencia com a Matrix, foram 'perdidos' muitos users? A média de acesso caiu? Retornou? Apenas curiosidade.

Não tem como dizer com precisão quais eventos causaram mais perdas, e quantas pessoas de cada vez. Mas o fato assustador é que como eu disse, TODAS as redes saíram perdendo. Dê uma olhada nas redes todas, e faça as contas.

- Com as reformulações na estrutura da rede, as regras de adesão de servidores ficaram mais ou menos rigorosas?

Ficaram mais rigorosas, porque queremos evitar os servidores que linkam na rede só pra causar problemas.
firewall
Estão previstas alterações nos canais de suporte oficial da rede?
|PainKiller|
Oque você achou sobre as estatísticas, espera que elas melhorem para as redes brasileiras?

TOP do IRC mundial:

1º - QuakeNet
2º - Undernet
3º - EFnet
4º - IRCnet
5º - GameSurge
6º - DALnet
7º - BRASnet
8º - Rizon
9º - UniBG
10º - PTnet
11º - GalaxyNet
12º - Voila
13º - Virtualife
14º - EnterTheGame
15º - Aitvaras

TOP do IRC brasileiro:

1º - BRASnet
2º - Virtualife
3º - ChatNet
4º - RedeSul
5º - IRCBrasil
6º - RedeNorte
7º - ChatPlus
8º - BrasIRC
9º - BrIRC
10º - PapoFácil
11º - PheyNet
12º - BrJato
13º - vIRCio
14º - RedeFire
15º - StarByte

Virtualife não está presente em nenhum sistema de estatísticas, porém, com base na extinta BrasIRC.net e por calculos matemáticos (regra de 3) foi possível estimar a quantidade de usuários e sua colocação no ranking mundial.

Fonte: http://www.brnet.org/modules.php?name=News...rticle&sid=1068

Obrigado.
xKuRt
Você não acha que se vocês procurassem fazer parcerias e/ou fusões com outras redes de IRC, a rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) se tornaria ainda mais forte, não? Você vê isso como algo viável no futuro?
Martini
QUOTE(firewall @ 25 Jun 2004, 11:22 PM)
Estão previstas alterações nos canais de suporte oficial da rede?

Não. Mas as equipes de trabalho da rede estão sempre precisando de pessoal.
Martini
QUOTE(xKuRt @ 27 Jun 2004, 10:45 AM)
Você não acha que se vocês procurassem fazer parcerias e/ou fusões com outras redes de IRC, a rede VirtuaLife (irc.virtualife.com.br) se tornaria ainda mais forte, não? Você vê isso como algo viável no futuro?

Acho que seria interessante, mas não acho viável. Primeiro por causa dos nicks e canais, pois não haveria forma justa de definir a quem vão pertencer. Segundo por causa do staff, pois há pessoas que nós nos recusamos terminantemente de ter entre nós, e jamais as aceitaríamos como IRCops. Terceiro por questões adminstrativas. Pelas nossas próprias experiências, por tudo que deu certo e errado em nossa história, nós temos uma visão de IRC diferente das outras redes.
joao
Como você lida com brincandeiras de usuarios que não gostam da rede, e te ofendem de viado?
MARKIINHUS
aew martitni vc mesmu falow pra mim qui nunka consseguiram invadir a rede mais me explica intaum porque vcs trocaru a irc pela virtualife ?
destr0yer
É 1 pena que as redes tenham perdido o ritmo de antes e concordo, a 1 ano atráz antes dos problemas tinha MUITO mais gente que atualmente... Realmente estes caras que ficam atacando a rede e bla bla bla é gente revoltada que não tem NADA O QUE FAZER na vida e só querem atrapalhar... enfim, gente como essa é mal!
E sim, o MSN acabou sendo um dos meus "refugios" depois dos problemas da VirtuaLife.
mais umas questões:
1 - O Registro de nicks obrigatório está activo apenas para users com IP's internacionais? ou qualquer pessoa que lá entre tem que registrar o nick? Ao menos isso evita tentativas de roubo de canal, muito comun antigamente (vulgo "TakeOver").
2 - Tenho vistos usuários com no endereço do tipo xpto@meunick.meucanal.com enquanto eu conecto como t7DS@gh6xYw2Dx7U.zJ2uFlyhs1c-virtualife.com.br, como que tal alteração pode ser feita?
3 - Antes os usuários tinham o dito endereço acima como xpto@200.200.200.200 ou bla@nomeprovedor.com.br, sendo que agora está encriptado, foi bom, já que evita espertinhos armados a Hacker (vulgo "lammer") fazerem "nuke" ou tentativa de ataque/invasão, isto tem trazido mais segurança junto dos usuários?

sem mais questões no momento, no resto esclarecido smile.gif
Martini
QUOTE(joao @ 27 Jun 2004, 04:53 PM)
Como você lida com brincandeiras de usuarios que não gostam da rede, e te ofendem de viado?

Quem disse que isso me ofende? A verdade não me ofende. O que ofende é ver que pouca gente elogia as coisas quando estão bem, mas muita gente adora falar mal quando algo dá errado.

O que me faz sorrir depois é que as pessoas que mais gostam de falar mal são justamente as que não tem competência pra fazer melhor. cool.gif
Martini
QUOTE(MARKIINHUS @ 27 Jun 2004, 06:00 PM)
aew martitni vc mesmu falow pra mim qui nunka consseguiram invadir a rede mais me explica intaum porque vcs trocaru a irc pela virtualife ?

Primeiro, eu não entendi qual a relação entre o fato de nunca terem invadido nossa rede e qualquer tipo de troca que você possa mencionar.

Segundo, eu não entendi que troca é essa à qual você se refere. Trocar o IRC por VirtuaLife? Não entendi mesmo. O IRC é a nossa base, ainda somos uma rede de IRC. Não trocamos o IRC por nada.

Você pode por favor se expressar melhor?
Martini
QUOTE(destr0yer @ 27 Jun 2004, 08:51 PM)
É 1 pena que as redes tenham perdido o ritmo de antes e concordo, a 1 ano atráz antes dos problemas tinha MUITO mais gente que atualmente... Realmente estes caras que ficam atacando a rede e bla bla bla é gente revoltada que não tem NADA O QUE FAZER na vida e só querem atrapalhar... enfim, gente como essa é mal!
E sim, o MSN acabou sendo um dos meus "refugios" depois dos problemas da VirtuaLife.
mais umas questões:
1 - O Registro de nicks obrigatório está activo apenas para users com IP's internacionais? ou qualquer pessoa que lá entre tem que registrar o nick? Ao menos isso evita tentativas de roubo de canal, muito comun antigamente (vulgo "TakeOver").
2 - Tenho vistos usuários com no endereço do tipo xpto@meunick.meucanal.com enquanto eu conecto como t7DS@gh6xYw2Dx7U.zJ2uFlyhs1c-virtualife.com.br, como que tal alteração pode ser feita?
3 - Antes os usuários tinham o dito endereço acima como xpto@200.200.200.200 ou bla@nomeprovedor.com.br, sendo que agora está encriptado, foi bom, já que evita espertinhos armados a Hacker (vulgo "lammer") fazerem "nuke" ou tentativa de ataque/invasão, isto tem trazido mais segurança junto dos usuários?

sem mais questões no momento, no resto esclarecido smile.gif

1) Sim, apenas para usuários internacionais.

2) Isso ainda está em testes, e temos liberado hosts para os canais incidentalmente, de acordo com critérios só nossos. Semana passada tentamos liberar o sistema de vhosts de canais para o público, mas apareceram logo uns doentes mentais registrando o canal #tem.o.maior.pinto.da para o host deles se tornar algo como retardado@fulano.tem.o.maior.pinto.da.virtualife. Então resolvemos bloquear de novo. Infelizmente tem algumas pessoas que não sabem usar a liberdade que tem.

3) Sim, claro. Não há como saber o IP de um usuário, e nem mesmo o provedor dele.
MARKIINHUS
gostaria de saber porque voce naum põe halfops na virtualife ?
firewall
Novas perguntas:

1- Ainda não sei se novas pessoas entram na equipe de coders da VirtuaLife, mas supondo que sim: qualquer programador pode entrar para a equipe de coders da VirtuaLife, ou é feito um processo anteriormente? O fato de conhecer o programador e confiar nele ajuda muito, é só esse tipo de pessoas que entram na equipe?

2- Quando será feita a implantação do protocolo SSL no VChat? Se acontecerá, será breve?

3- Quais são as medidas preventivas de segurança nos servidores 'linkados' na VLife?

4- São aceitos somente provedores nacionais na adesão de servidores?

Por inquanto é só...
Fico grato pelas respostas até agora.
[]s
Martini
QUOTE(MARKIINHUS @ 29 Jun 2004, 01:23 AM)
gostaria de saber porque voce naum põe halfops na virtualife ?

Porque não achamos que fosse útil. Não nos pareceu interessante, e não é um feature solicitado pelos usuários. No máximo uma meia dúzia de pessoas pediu isso, até hoje.
Martini
QUOTE(firewall @ 29 Jun 2004, 01:50 PM)
1- Ainda não sei se novas pessoas entram na equipe de coders da VirtuaLife, mas supondo que sim: qualquer programador pode entrar para a equipe de coders da VirtuaLife, ou é feito um processo anteriormente? O fato de conhecer o programador e confiar nele ajuda muito, é só esse tipo de pessoas que entram na equipe?

O cargo de programador é de extrema confiança. Somente pessoas que sejam de nossa confiança entram na equipe de programadores na rede e tem acesso a todos os detalhes dos projetos.

2- Quando será feita a  implantação do protocolo SSL no VChat? Se acontecerá, será breve?

Provavelmente não vamos usar SSL no IRCd. Mas estamos pensando em adicionar suporte a ipv6.

3- Quais são as medidas preventivas de segurança nos servidores 'linkados' na VLife?

Primeiro, cada PROVEDOR cuida de si. O admin do servidor NÃO tem, via de regra, poder de fazer quase nada pela segurança do mesmo. Quem cuida da segurança de um servidor é o SysOp do PROVEDOR ao qual esse servidor pertence.

Segundo, eu já expliquei isso várias vezes, em várias entrevistas, inclusive NESTA entrevista aqui.

Terceiro, ainda que fôssemos os responsáveis pela segurança dos servidores, se divulgássemos por aí o que nós fazemos para manter os servidores seguros, então não haveria segurança nenhuma... concorda?

4- São aceitos somente provedores nacionais na adesão de servidores?

Essa informação está disponível no endereço:

http://adesao.vlife.com.br/
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.