Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Entrevista com João Paulo Just Peixoto
htmlstaff.org - forum > Canal, forum, lista, site e outros > Entrevistas
xKuRt
Entrevista com João Paulo Just Peixoto, do justsoft.com.br, de 18/06 à 02/07. Perguntas devem ser encaminhadas através de um post, em resposta a esse tópico, contendo a(s) mesma(s). Você pode enviar em um mesmo post várias perguntas ou, ainda, enviar em um post uma pergunta, em outro post outra pergunta e assim por diante. Participe!

Para participar dessa Entrevista, é necessário que se tenha noção das seguintes regras:

. Regras do forum: http://www.htmlstaff.org/forum/index.php?act=ST&f=36&t=715;
. Regras extras das Entrevistas: http://www.htmlstaff.org/forum/index.php?act=ST&f=51&t=4128.
xKuRt
De onde surgiu a idéia de criar o justsoft.com.br?
Guest
Qual o objetivo do justsoft?
Alguem lhe ajuda?
Quais incetivos recebe?
obonit
Ae, as perguntas acima, foi eu quem fiz. Pode verificar o ip xkurt wink.gif
just
QUOTE(xKuRt @ 18 Jun 2004, 05:06 PM)
De onde surgiu a idéia de criar o justsoft.com.br?

Na verdade, a Justsoft veio de uma idéia de desenvolver softwares quando comecei a aprender a programar. Eu queria usar um nome fantasia para qualquer programa que eu viesse a desenvolver (não queria colocar meu próprio nome), então criei o nome Justsoft, que deriva do meu sobrenome.

Sobre o site, eu tive a idéia quando um amigo meu começou a criar sites com serviços. Ele teve a idéia de criar um site de busca e precisava de um sistema de troca de banenrs, aí ele arrumou um em Perl. Eu peguei esse mesmo sistema com ele e coloquei em um site pessoa que eu tinha na Hypermart. Comecei a estudar Perl para tentar alterar o sistema, até que modifiquei ele por completo e implementei no meu site, e então surgiu a Justsoft On-Line com o primeiro serviço: Troca de Banners.

Depois fui fazendo o contador e o livro de visitas. Comprei um domínio, fiz o bate-papo por último e está aí agora.
just
QUOTE(Guest @ 18 Jun 2004, 05:27 PM)
Qual o objetivo do justsoft?
Alguem lhe ajuda?
Quais incetivos recebe?

O objetivo atual da Justsoft é oferecer serviços para webmasters e desenvolver softwares. Por enquanto publiquei apenas um software no site: o WinPolicy.

Por ser um projeto individual, tenho que fazer tudo sozinho. Divido um pouco do tempo com o site e mais com o WinPolicy. Por isso tudo ainda não evoluiu muito. Pretendo também envolver outras pessoas nos dois projetos, alguns colegas de universidade estão dispostos a me ajudar.

Os incentivos financeiros que recebo são de alguns banners de anunciantes no site. Existem também banners de sistemas de parceria como Submarino, Buscapé, etc., mas os maiores incentivos vêm dos banners pagos.
obonit
laugh.gif Quanto foi o investimento inicial no site?
Quantas visitas, em media, o mesmo recebe mensalmente?
Qual o tamanho dele e qual o trafego ultilizado(por mes)?

Desde já, muito obrigado...
just
QUOTE(obonit @ 19 Jun 2004, 10:32 AM)
laugh.gif Quanto foi o investimento inicial no site?
Quantas visitas, em media, o mesmo recebe mensalmente?
Qual o tamanho dele e qual o trafego ultilizado(por mes)?

Desde já, muito obrigado...

Na verdade não houve investimento inicial, tudo começou como um projeto pessoal. No início era como um site pessoal, eu utilizava o tempo livre para fazê-lo. Até a hospedagem da primeira versão do site era em um servidor gratuito (Hypermart).

A média mensal de visitantes únicos na página inicial por mês é de 5.500 visitas. O servidor tinha também um sistema de estatísticas mais completo (Webalizer), com número de visitas em cada página, mas o admin do servidor removeu este sistema. sad.gif

Sem os arquivos de download e o banco de dados de usuários cadastrados, o site tem 6,6 MB de códigos HTML, scripts em Perl e imagens. Mais 6,2 MB de programas da seção download do site e mais 27,2 MB dos cadastros dos usuários. A média do tráfego mensal é de 7,5 GB.
joao
De onde surgiu a ideia de criar o Justsoft Script ?

e quanto tempo passou fazendo ele?

------------

A JustSoft Já passou por algum tipo de Crise? e se ja pensou em fechar ela?

-------------------------

O WinPolicy é um utilitário de proteção para o Windows, você desenvolve sistemas para outras plataformas como MAC, Linux entre outras?
just
QUOTE(joao @ 20 Jun 2004, 07:02 PM)
De onde surgiu a ideia de criar o Justsoft Script ?

e quanto tempo passou fazendo ele?

------------

A JustSoft Já passou por algum tipo de Crise? e se ja pensou em fechar ela?

-------------------------

O WinPolicy é um utilitário de proteção para o Windows, você desenvolve sistemas para outras plataformas como MAC, Linux entre outras?

O Justsoft Script antigamente era o Just's Script, um script que eu havia feito a muito tempo atrás e acabei colocando o nome da Justsoft nele. Dizer o tempo exato de desenvolvimento desse scrip é meio complicado porquê eu sempre alterava alguma coisa nele, usava só pra mim e com o passar do tempo ia tendo idéias e implementando. Mas posso dizer que com três meses de dedicação quase diária eu já tinha alguma coisa pronta que funcionasse bem.

Nunca chegamos a ter uma crise. Não tenho muitas despesas com o site e uma crise a ponto de ter a idéia de fechar tudo passa longe.

Sobre desenvolver para outras plataformas, ainda não temos nada em outros sistemas. No momento estou estudando wxWidgets (www.wxwidgets.org) que é uma API para desenvolver aplicativos gráficos em várias plataformas, inclusive Windows e Linux. Tenho uma idéia de desenvolver uma distribuição Linux com o nome da Justsoft, penso em inserir recursos que sinto falta em outras distribuições. Não tenho muito interesse no Mac (nem nunca usei um tongue.gif) e no momento utilizo o Slackware Linux 9.1 para desenvolver o site e também para uso pessoal. Windows apenas para desenvolver o WinPolicy.
joao
Quais são os Planos para o Futuro?

Pra quando podemos esperar a sua Distribuição Linux?

Você é um Desenvolver ja Declarado OpenSource?

Quais as dicas que você dá paar aqueles que querem começar na carreira de Desenvolver de Softwares(programadores)?

wink.gif
just
QUOTE(joao @ 21 Jun 2004, 01:25 PM)
Quais são os Planos para o Futuro?

Pra quando podemos esperar a sua Distribuição Linux?

Você é um Desenvolver ja Declarado OpenSource?

Quais as dicas que você dá paar aqueles que querem começar na carreira de Desenvolver de Softwares(programadores)?

wink.gif

Futuramente pretendo abrir o código-fonte do WinPolicy, mas isso talvez demore um pouco. Antes pretendo melhorar o programa e implementar novos recursos, além de desenvolver uma versão empresarial (como diz Richard Stallman, na definição de software livre, pense em "livre" como em "liberdade de expressão", não como em "cerveja grátis"). É possível sim vender um software mesmo sendo OpenSource, você vende o código neste caso.

Minha distribuição Linux é o meu plano para o futuro. Quero desenvolver uma distribuição bem completa, juntando os melhores pacotes de programas e também os mais necessários. O que não encontrar pronto, pretendo desenvolver. O futuro que eu vejo é um WinPolicy OpenSource bastante completo, uma página cheia de recursos para Webmasters e uma distribuição Linux bastante completa e estável. Isso pode levar tempo, mas é o que eu quero para a Justsoft. Acredito que irá trazer grandes benefícios.

Pretendo começar a desenvolver minha distribuição em meados do segundo semestre deste ano. Este projeto não farei sozinho, já estou combinando com outras pessoas que pretendem colaborar.
--
Ainda não sou um desenvolvedor 100% OpenSource. Eu gosto da filosofia GNU mas ainda preciso lucrar com meu software antes de abrir os fontes completamente. Foi isto que a Netscape fez antes de nascer o Mozilla.
--
Para quem está começando na carreira de desenvolvedor, recomendo aprender C/C++. É uma ótima linguagem porque é rápida, estável e existem muitos compiladores gratuitos por aí, como o GCC. Para os mais apressados, podem começar com Visual Basic (foi a primeira linguagem que aprendi) ou o Delphi. Estas duas linguagens também são boas pela sua rapidez de desenvolvimento (não de execução), é possível criar um software com janelas e caixas de diálogos sem muitas dificuldades. Mas quem quiser desenvolver softwares de qualidade, recomendo o C++ e muito estudo. É preciso conhecer bastante da linguagem e de algorítmos para criar um código veloz e estável. O que não pode acontecer é se acomodar e deixar de "fuçar" só porque já consegue fazer alguma coisa. Não se consegue nada de bom sem muito esforço.

PS: Apesar de defender o C++, o WinPolicy foi feito em Visual Basic, como havia dito, foi a primeira linguagem que aprendi. Mas pretendo também migrar todo o código dele para C++.
xKuRt
Ae, aquele que vier a realizar a(s) melhor(es) pergunta(s) dessa Entrevista, na opinião do entrevistado, terá direito a 1 banner (468x60, de seu site ou não) rodando no sistema de banner rotativo do justsoft.com.br durante o período de 1 semana (7 dias). Sendo assim, desejamos uma boa sorte a todos os participantes da mesma.
just
QUOTE(xKuRt @ 21 Jun 2004, 03:15 PM)
Ae, aquele que vier a realizar a(s) melhor(es) pergunta(s) dessa Entrevista, na opinião do entrevistado, terá direito a 1 banner (468x60, de seu site ou não) rodando no sistema de banner rotativo do justsoft.com.br durante o período de 1 semana (7 dias). Sendo assim, desejamos uma boa sorte a todos os participantes da mesma.

Confirmado! smile.gif
xKuRt
Você pretende desenvolver algum(ns) novo(s) software(s) futuramente? Caso sim, qual(is) será(iam) esse(s)?
just
QUOTE(xKuRt @ 21 Jun 2004, 05:58 PM)
Você pretende desenvolver algum(ns) novo(s) software(s) futuramente? Caso sim, qual(is) será(iam) esse(s)?

Ultimamente tive a idéia de criar um gerenciador de pacotes em Linux, para a distribuição que quero fazer. Isso ajudaria bastante na hora de atualizar os programas da minha distribuição. Preciso estudar os formatos de pacotes já existentes como RPM, DEB, o do Slackware... Quero ver como eles funcionam de fato pra poder criar o meu.
joao
Atualmente a JustSoft tem anunciantes, e se não se importar, quando ela rende com esse anunciantes?
--------------------
A Ideia dos Serviços Gratis partiu de quem?
--------------------
Qual o Tipo de Parceria você tem a SolusZip Sistemas, pois em seu site, é anunciado o Brazip, e qual a sua relação com essa empresa?
-------------------
Em seu site tem o uma imagem (banner) do FreeBSD http://www.freebsd.org/ , Você atualmente Utiliza qual versão do mesmo?
------------------
Ainda sobre o FreeBSD, qual a versão recomenda por você a um Iniciante?
-----------------
Na Area de Segurança, quais são seus planos? Como por exemplo fazer Especializações em quais areas?

PS: ja Cadastrei no seu e espero receber otimos boletins wink.gif
xKuRt
Você disse estar querendo criar uma distribuição GNU/Linux. A mesma seria baseada em alguma distribuição GNU/Linux? Caso sim, em qual?
just
QUOTE(joao @ 22 Jun 2004, 12:35 PM)
Atualmente a JustSoft tem anunciantes, e se não se importar, quando ela rende com esse anunciantes?
--------------------
A Ideia dos Serviços Gratis partiu de quem?
--------------------
Qual o Tipo de Parceria você tem a SolusZip Sistemas, pois em seu site, é anunciado o Brazip, e qual a sua relação com essa empresa?
-------------------
Em seu site tem o uma imagem (banner) do FreeBSD http://www.freebsd.org/ , Você atualmente Utiliza qual versão do mesmo?
------------------
Ainda sobre o FreeBSD, qual a versão recomenda por você a um Iniciante?
-----------------
Na Area de Segurança, quais são seus planos? Como por exemplo fazer Especializações em quais areas?

PS: ja Cadastrei no seu e espero receber otimos boletins wink.gif

Não rende muito ainda, um pouco mais de cem reais no mês. É o suficiente pra pagar a hospedagens e algumas outras coisas. Preciso divulgar mais o site para conseguir render mais dinheiro com ele.
--
A idéia dos serviços gratuitos surgiu de mim mesmo, quando arrumei um sistema de troca de banners com um amigo meu e comecei a estudar Perl. Eu vi que podia oferecer esse sistema como um serviço gratuito, assim eu o fiz.
--
Há uns anos atrás, quando o BraZip era o SolusZip 2.0, eu havia feito uma parceria com esta empresa da seguinte forma: eles me dariam duas licenças do programa em troca de algumas exposições de banners no meu site para divulgar o SolusZip que era bastante desconhecido na época. Eles aceitaram a parceria. Coloquei o programa no meu site depois para ajudar a divulgar, e também eu ganho uma comissão por compras efetuadas a partir do link que está no meu site.
--
Coloquei esse botão do FreeBSD pois é o sistema instalado no servidor da página da Justsoft. Também tenho dois CDs do FreeBSD 4.9 que uso em um computador em casa. Também usava a versão 4.7 em um pequeno servidor que montei em um laboratório de informática de uma universidade onde já trabalhei.

Existe uma série FreeBSD 5.x que é baseado em uma nova tecnologia, mas ainda não cheguei a usar essa versão. Eu recomendaria a versão 4.10 (a mais nova da série 4.x) para quem quer usar o FreeBSD em um servidor pois é a versão mais estável. E recomedo a versão 5.2.1 para quem quer experimentar o sistema em casa, porque é a mais nova e não corre riscos de dar problemas em um servidor (o próprio site do FreeBSD afirma que a versão 5 ainda é uma "nova tecnologia" e recomenda usar as versões 4).
--
Ainda preciso estudar muito de segurança para desenvolver algo de qualidade nesta área. Também tenho interesse em fazer uma pós-graduação em alguma área de segurança, mas estou dividido também com o software livre, algumas universidades oferecem pós-graduação nessa área. Mas ainda vou estudar a área de segurança pra tentar manter minha tão sonhada distribuição Linux segura. smile.gif
just
QUOTE(xKuRt @ 22 Jun 2004, 04:57 PM)
Você disse estar querendo criar uma distribuição GNU/Linux. A mesma seria baseada em alguma distribuição GNU/Linux? Caso sim, em qual?

Um amigo meu me sugeriu que eu baseasse minha distribuição no Debian (ele é fã do Debian). Mas eu quero fazer uma do zero, utilizando o Linux From Scratch (www.linuxfromscratch.org), uma espécie de manual e pacotes para quem quer fazer uma distribuição do zero.

Possa ser que eu mude de idéia, mas se eu for me basear em alguma, com certeza vai ser no Slackware, sou fã dele. smile.gif
xKuRt
O justsoft.com.br esta aberto a colaboradores? Caso sim, como os mesmos podem colaborar com ele?
just
QUOTE(xKuRt @ 23 Jun 2004, 03:00 PM)
O justsoft.com.br esta aberto a colaboradores? Caso sim, como os mesmos podem colaborar com ele?

Por enquanto não, mas há algum tempo eu já havia tido uma idéia parecida. Estou pensando em um forma de fazer com que outras pessoas possam colaborar, isso ajudaria muito no desenvolvimento da empresa.
xKuRt
Porque você pretende migrar todo o sistema do WinPolicy do Visual Basic para o C/C++? Quais são as vantagens que o mesmo proporciona ao desenvolvedor?
just
QUOTE(xKuRt @ 24 Jun 2004, 03:43 PM)
Porque você pretende migrar todo o sistema do WinPolicy do Visual Basic para o C/C++? Quais são as vantagens que o mesmo proporciona ao desenvolvedor?

A primeira vantagem é que o C++ não é uma linguagem proprietária, existem vários compiladores gratuitos como o GCC. Além disso, C++ é mais rápido e consegue gerar executáveis menores que o Visual Basic.

C++ também tem mais recursos, é mais fácil de criar uma estrutura de dados nela, etc. Eu estou querendo me aprofundar mais nesta linguagem e largar de vez o Visual Basic.
joao
QUOTE(just @ 25 Jun 2004, 10:45 AM)

A primeira vantagem é que o C++ não é uma linguagem proprietária, existem vários compiladores gratuitos como o GCC. Além disso, C++ é mais rápido e consegue gerar executáveis menores que o Visual Basic.

C++ também tem mais recursos, é mais fácil de criar uma estrutura de dados nela, etc. Eu estou querendo me aprofundar mais nesta linguagem e largar de vez o Visual Basic.

Você Usa algum Programa para Desenvolver aplicações Visuais EM C/C++ ? Se sim quais?

E quando podemos esperar as versões em dos softwares em C ?

Você Recebeu propostas de empresas? Se já, quais são essas empresas, se poder falar é claro wink.gif, e se receber uma proposta para trabalhar fora, você continuaria com a justsoft?
xKuRt
O software livre seria uma ameaça aos desenvolvedores?
just
QUOTE(joao @ 25 Jun 2004, 12:36 PM)
QUOTE(just @ 25 Jun 2004, 10:45 AM)

Você Usa algum Programa para Desenvolver aplicações Visuais EM C/C++ ? Se sim quais?

E quando podemos esperar as versões em dos softwares em C ?

Você Recebeu propostas de empresas? Se já, quais são essas empresas, se poder falar é claro wink.gif, e se receber uma proposta para trabalhar fora, você continuaria com a justsoft?

Pretendo usar o MinGW Developer Studio com o GCC para escrever os códigos em C++ e o wxWidgets para a parte visual dos programas. São gratuitos e muito bons.
--
Ainda não tenho uma data prevista para lançar o WinPolicy ou algum outro software em C++, mas pretendo começar a migrar o código em breve.
--
Uma vez um dos funcionários de uma empresa me pediu que fizesse um software parecido com o WinPolicy, mas que apenas travasse o Windows em horários determinados, etc. Era para uma espécie de Cyber Café, não lembro o nome da empresa. Fora isto, outra pessoa queria comprar a Justsoft logo quando eu estava começando, mas não pretendo vendê-la.

Nos anos de 2002 e 2003 eu trabalhava em um laboratório de física na Universidade Estadual de Feira de Santana, foi lá quando comecei a desenvolver o WinPolicy. Eu conseguia conciliar o tempo do meu trabalho na universidade (onde eu também cursava física antes de entrar para computação tongue.gif) com meus estudos e com a Justsoft. Hoje estou morando em Ilhéus, fazendo um curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz, estou tentando arrumar algum estágio no centro de pesquisa. Se conseguir, novamente irei organizar meu tempo para conciliar trabalho, estudo e Justsoft. Não pretendo deixá-la. smile.gif
just
QUOTE(xKuRt @ 25 Jun 2004, 03:41 PM)

Muitas pessoas dizem isto, mas não é verdade. A primeira coisa que falam é: "Como alguém pode ganhar dinheiro com software gratuito?". Bem, existem várias formas, uma delas é trabalhando para uma empresa que te pague. Por exemplo, o pessoal da Red Hat recebe pra fazer os softwares da distribuição. Outra forma de ganhar dinheiro é distribuir o software e vender suporte, a própria Red Hat faz isso.

Você também pode vender seu software, ele é livre, não gratuito. No site da própria GNU diz que você pode ganhar dinheiro vendendo o código também.

O software livre só é ameaça aos desenvolvedores mercenários. Na verdade, o software proprietário e a patente de softwares pode acabar restringindo o conhecimento e aí sim, tornando-se uma ameaça aos desenvolvedores que não terão muitos meios de evoluir.
joao
QUOTE(just @ 25 Jun 2004, 07:09 PM)

Muitas pessoas dizem isto, mas não é verdade. A primeira coisa que falam é: "Como alguém pode ganhar dinheiro com software gratuito?". Bem, existem várias formas, uma delas é trabalhando para uma empresa que te pague. Por exemplo, o pessoal da Red Hat recebe pra fazer os softwares da distribuição. Outra forma de ganhar dinheiro é distribuir o software e vender suporte, a própria Red Hat faz isso.

Você também pode vender seu software, ele é livre, não gratuito. No site da própria GNU diz que você pode ganhar dinheiro vendendo o código também.

O software livre só é ameaça aos desenvolvedores mercenários. Na verdade, o software proprietário e a patente de softwares pode acabar restringindo o conhecimento e aí sim, tornando-se uma ameaça aos desenvolvedores que não terão muitos meios de evoluir.

Hoje como o mercado anda meio nerviso, na sua Opinião, um Desenvolvedor, que não tem Experiencia em vender nada, como ele pode conseguir sobreviver vendendo seus programas?

----

Qual sua Opinião a Microsoft? Você a considera Mercenaria?
xKuRt
Você disse que o software proprietário e a patente de softwares pode acabar restringindo o conhecimento. Como você não faz isso com o WinPolicy, não?
just
QUOTE(joao @ 26 Jun 2004, 08:28 PM)
QUOTE(just @ 25 Jun 2004, 07:09 PM)

Hoje como o mercado anda meio nerviso, na sua Opinião, um Desenvolvedor, que não tem Experiencia em vender nada, como ele pode conseguir sobreviver vendendo seus programas?

----

Qual sua Opinião a Microsoft? Você a considera Mercenaria?

É difícil para um desenvolvedor independente vender seu software. Primeiro, ele vai precisar de bastante propaganda para fazer com que as pessoas e empresas conheçam seu software. Segundo, muitas empresas não gostam de comprar software de desenvolvedores independentes, elas preferem comprar de outra empresa desenvolvedora, isso dá uma maior confiança. Mas o desenvolvedor pode registrar uma empresa e fazer tudo no nome dela. Quem vai comprar não precisa ficar sabendo que apenas uma pessoa trabalha nessa empresa, basta apresentar o software como sendo desta empresa.

Sobre a Microsoft, eu a considero mercenária por causa do preço dos seus softwares. Eu lembro que quando o Windows 98 foi lançado ele custava em torno de R$ 200,00 aqui na minha cidade, hoje em dia, o Windows XP custa mais de R$ 1.000,00. Eu considero esse preço muito absurdo, principalmente para empresas que precisam comprar várias licenças.
just
QUOTE(xKuRt @ 27 Jun 2004, 10:53 AM)
Você disse que o software proprietário e a patente de softwares pode acabar restringindo o conhecimento. Como você não faz isso com o WinPolicy, não?

Realmente, sendo o WinPolicy fechado, outros programadores não podem ver o código dele para aprender as coisas que ele faz. Isso acaba restringindo um pouco o conhecimento. Mas eu só irei abrir o código fonte do WinPolicy quando ele estiver todo em C++, não quero liberar um código em Visual Basic.
joao
Mas você acha que Microsoft Revolucionou a informatica com seus sistemas?

Qual sua Opinião sobre o novo Windows que será lançado?

O que você acha que os desenvolvedor de sistemas Linux fazem de errado, pois nenhuma distribuição linux ainda foi totalmente conhecida, qual a forma mais viavel para que todos venham a conhecer o linux, com toda sua potencia?

Qual será sua forma de viabilizar para que o sua distribução linux seja pelo menos conhecida, e não passe dispercebida?
just
QUOTE(joao @ 27 Jun 2004, 04:51 PM)
Mas você acha que Microsoft Revolucionou a informatica com seus sistemas?

Qual sua Opinião sobre o novo Windows que será lançado?

O que você acha que os desenvolvedor de sistemas Linux fazem de errado, pois nenhuma distribuição linux ainda foi totalmente conhecida, qual a forma mais viavel para que todos venham a conhecer o linux, com toda sua potencia?

Qual será sua forma de viabilizar para que o sua distribução linux seja pelo menos conhecida, e não passe dispercebida?

Que a Microsoft revolucionou não há como negar, o Windows trouxe a informática para as casas das pessoas. Mas se a Microsoft não fizesse isso, a Apple faria, já que a Microsoft copiou o sistema de janelas deles.

Pelo que li até hoje sobre o Windows de 64 bits, a Microsoft quer fazer um sistema que consiga gerenciar cada vez mais hardware, esse novo Windows suporta até 16 GB de RAM e 8 TB de memória virtual. Está me parecendo que a mudança foi apenas para que aplicativos de grande (imenso tongue.gif) porte possam ser executados, mas também não obtive muita informação ainda.

Umas das desvantagens do Linux em relação ao Windows é a facilidade de uso, que o Windows tem. A maioria dos desenvolvedores não se importam muito com a interface e acaba criando um sistema complicado. No Windows tudo é mais fácil. Acredito que se o Linux fosse mais amigável ao usuário comum ele se tornaria mais popular e é isto que pretendo fazer para que minha distribuição se torne conhecida. Existem muitas idéias que a Microsoft teve para que o Windows se tornasse amigável ao usuário leigo, e são essas idéias que quero implementar na minha distribuição. Quero fazer um Linux estável, seguro e fácil de usar.
joao
Quando sua distribuição for lançada, você pretende como fazer o Marketing do seu sistema?

Como pretende deixa-lo mais facil? Aceitando dicas dos proprios usuario, como iriam funcionar?
just
QUOTE(joao @ 27 Jun 2004, 09:39 PM)
Quando sua distribuição for lançada, você pretende como fazer o Marketing do seu sistema?

Como pretende deixa-lo mais facil? Aceitando dicas dos proprios usuario, como iriam funcionar?

Tentarei fazer uma divulgação primeiro através do meio acadêmico e listas de discussões, além de banners no meu próprio site. Penso também em procurar parcerias para ajudar a divulgar o sistema. Ainda há tempo para encontrar outras formas de divulgação e marketing.

Pretendo criar um espaço para que os usuários possam enviar suas mensagens e sugestões para a distribuição. Reuindo as mensagens, posso ir implementando recursos em ordem dos mais pedidos.
xKuRt
Quais são as melhores maneiras, hoje em dia, de se fazer publicidade, sem se gastar nada, na Internet?
just
QUOTE(xKuRt @ 2 Jul 2004, 06:00 PM)
Quais são as melhores maneiras, hoje em dia, de se fazer publicidade, sem se gastar nada, na Internet?

A melhor forma de fazer propaganda sem gastar dinheiro é através de sistemas de troca de banners ou fazendo parcerias com outros sites. Se o site for pouco visitado, a parceria é uma melhor opção, já que na troca de banners a exibição do banner do anunciante vai depender das visitas no site dele.

Existem outras opções, e uma até bem mais eficiente que é o SPAM, mas esta alternativa eu não aprovo (e acho que quase ninguém aprova também). É possível também fazer propagandas no IRC, alguns canais permitem que se faça aúncios em intervalos de tempo determinados.

Mas para um anúncio eficiente, o melhor ainda é fazer uma campanha de publicidade em algum site bem visitado.
Yoshinori
Você ja pensou em melhorar o desing do site e tals...?
just
QUOTE(Yoshinori @ 4 Jul 2004, 12:33 PM)

Não sou muito criativo com design, mas me preocupo em deixar o site bem apresentável. Me preocupo mais ainda com a funcionalidade e a facilidade de uso.

Sempre fico imaginando layouts diferentes para o site, às vezes desenho alguma coisa no papel. Mas por enquanto o layout vai continuar como está, só poderei mudar ele depois de fazer outras coisas na lista de prioridades da Justsoft. smile.gif
joao
QUOTE(just @ 6 Jul 2004, 01:33 AM)

Não sou muito criativo com design, mas me preocupo em deixar o site bem apresentável. Me preocupo mais ainda com a funcionalidade e a facilidade de uso.

Sempre fico imaginando layouts diferentes para o site, às vezes desenho alguma coisa no papel. Mas por enquanto o layout vai continuar como está, só poderei mudar ele depois de fazer outras coisas na lista de prioridades da Justsoft. smile.gif

Se alguem caso quiser te ajuda nessa parte do site, você deixaria ser ajudado?
xKuRt
E você cursa faculdade de que? E você acha importante a pessoa ter uma faculdade, hoje em dia, no seu currículo? Caso sim, porque?
just
QUOTE(joao @ 6 Jul 2004, 10:42 AM)
QUOTE(just @ 6 Jul 2004, 01:33 AM)

Se alguem caso quiser te ajuda nessa parte do site, você deixaria ser ajudado?

Aceitaria a ajuda sim. Mas eu preferiria receber ajuda com criação de imagens e design, o layout e a organização do site eu prefiro arrumar eu mesmo.
just
QUOTE(xKuRt @ 6 Jul 2004, 06:01 PM)
E você cursa faculdade de que? E você acha importante a pessoa ter uma faculdade, hoje em dia, no seu currículo? Caso sim, porque?

Curso Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz. Acho importante um diploma de nível superior, ele ajuda bastante na hora de conseguir um emprego. Quase nenhuma empresa de grande porte contrata pessoas sem nível superior ou algum curso de especialização. Uma pós-graduação aumentaria mais as chances, já que até mesmo os graduados sofrem com o desemprego.

Muitas pessoas têm o conhecimento mas perdem oportunidades por não terem feito nenhum curso. Para isso é sempre bom ter um "papel" que diga que você sabe alguma coisa. tongue.gif Além de que nas Universidades você pode ganhar ainda mais conhecimento.
joao
QUOTE(just @ 7 Jul 2004, 08:24 PM)

Curso Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz. Acho importante um diploma de nível superior, ele ajuda bastante na hora de conseguir um emprego. Quase nenhuma empresa de grande porte contrata pessoas sem nível superior ou algum curso de especialização. Uma pós-graduação aumentaria mais as chances, já que até mesmo os graduados sofrem com o desemprego.

Muitas pessoas têm o conhecimento mas perdem oportunidades por não terem feito nenhum curso. Para isso é sempre bom ter um "papel" que diga que você sabe alguma coisa. tongue.gif Além de que nas Universidades você pode ganhar ainda mais conhecimento.

Você acha que complica na hora de um Auto-Ditada arrumar um bom emprego? ou as coisas mudam quando esse mesmo tem um portfólio que até deus duvide?
just
QUOTE(joao @ 8 Jul 2004, 05:09 PM)
QUOTE(just @ 7 Jul 2004, 08:24 PM)

Você acha que complica na hora de um Auto-Ditada arrumar um bom emprego? ou as coisas mudam quando esse mesmo tem um portfólio que até deus duvide?

Se ele tiver um portfolio muito bom, provavelmente não terá problemas. O problema acontece quando um auto-didata não tem meios de comprovar seu conhecimento. Por exemplo, uma pessoa passa a vida toda estudando programação, sabe criar algoritmos super eficientes, com o mínimo de erros, mas não tem nenhum programa de grande porte pra mostrar.

Mas, se o auto-didata produz alguma coisa realmente útil e que possa mostrar aos outros que ele tem conhecimento na área, então ele terá mais chances de entrar no mercado de trabalho. Dependendo das produções dele, ele terá mais chances que os outros que fizeram um curso de nível superior (aproveitando que as profissões de informática não são regulamentadas).
joao
Sobre esse assunto de Profissões Web não serem regularizadas, você acha que no futuro o governo Brasileiro possa regularizar esses tipos de serviços?

E Como vc ve os softwares gratuitos no governo, qual seu olhar a essa transformação que o governo esta tomando?
just
QUOTE(joao @ 9 Jul 2004, 04:27 PM)
Sobre esse assunto de Profissões Web não serem regularizadas, você acha que no futuro o governo Brasileiro possa regularizar esses tipos de serviços?

E Como vc ve os softwares gratuitos no governo, qual seu olhar a essa transformação que o governo esta tomando?

O deputado Ronaldo Vasconcelos (não é propaganda política tongue.gif) criou um projeto de lei para regulamentar as profissões de informática no Brasil. No site da SBC, no endereço http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107 você pode obter informações mais completas sobre isso. Mas adiantando, o principal objetivo desse projeto de lei é criar um forma legal de responsabilizar os maus profissionais pelos seus erros, como acontece com os advogados, médicos, etc. Provavelmente um Conselho de Informática será criado caso essa lei entre em vigor. Mas não haverá reserva de mercado, qualquer um poderá exercer profissões da área, tendo diploma ou não, graduado em computação ou não. Segundo o deputado, isso é benéfico porque várias outras áreas contribuem com a informática (por exemplo, existem softwares também para medicina, engenharia, etc.), além do argumento de que a maioria das pessoas que estudam computação são auto-didatas, e muitos graduados não têm o mesmo nível desses auto-didatas que estudam por conta própria fora das Universidades. Eu concordo com ele.

Sobre a decisão do governo em adotar o Software Livre, eu apoio. O governo gasta muito dinheiro todo ano com licenças pagas à Microsoft e outras empresas desenvolvedoras de softwares proprietários. Esse dinheiro que seria gasto com licenças pode ser convertido em investimentos para outras necessidades do país.
xKuRt
Ae just, gostaria de agradecer a oportunidade da entrevista. Muito obrigado.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.