Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: [Ragnarok]Tutorial Auto Patcher
htmlstaff.org - forum > Canal, forum, lista, site e outros > Jogos > Artigos/tutoriais e dicas de Jogos
drhank
Aew, tutorial de como usar o auto patcher prana-updater

Ahh... antes de tudo, você precisa usar um HOST, eu axo bom o http://www.free-hoster.cc... criei uma conta lá, eh de graça... você pode usar ateh 500 mb

Créditos ao DEX...
Tutorial tirado do forum do eAthena

http://eathena.deltaanime.net/board/index....topic=35009&hl=

-----=--------=---------=---------=---------=---------=----------=---------=----------=-
Download do Prana-Updater:

Aqui está um Mirror cedido pelo nosso amigo Acerola!
Mirro By Acerola

-----=--------=---------=---------=---------=---------=----------=---------=----------=-

Boa sorte!
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

==========================================================================================================

Fazendo Auto-Patcher com Prana Updater! by dex

O que é e para que serve um Auto-Patcher?

Bom, antes que eu comece o tutorial deixe me explicar exatamente o que é um Auto-Updater e para que ele serve.
O Auto-Updater (ou Auto-Patcher) é um programa que você configura para que ele faça automaticamente o download das ultimas atualizações do seu servidor. Ou seja, ao invéz de criar o patch inteiro a cada vez que você lança uma atualização no seu servidor. Você simplesmente cria o arquivo somente com as atualizações e o player vai ter o trabalho somente de abrir o executavel que vai instalar esse patch sem precisar entrar no fórum do seu server ou o site. Ele simplesmente vai abrir um executavel e ele vai fazer o download de todos os patchs que você quiser!

------------------------------------------

Bom pessoal, diante de tantas dúvidas e dos mais variados imcompletos tutoriais já postados resolvi criar um para configurar um auto-patcher no Prana-Updater que eu considero o melhor de todos ^^
Caso vocês não saibam, a praticidade do Prana-Updater está em não precisar configurar um endereço FTP para baixar os arquivos. Isso torna o Prana muito prático de se utilizar, embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como usar essa simplória ferramenta.

-----------------------------------------

Índice:

1) Baixando os Arquivos necessários
2) Configurando o Auto-Patcher
3) Criando a lista de arquivos
4) Compactando e enviando aos players.

-----------------------------------------

1) Baixando os Arquivos necessários:

Primeiramente você precisa pegar os arquivos para configurar o Prana Updater. Esse link é o da versão 4.0, conforme sairem novas versões eu vou aprimorando o tutorial para as pessoas não tenham, no futuro, problema com a configuração de versões mais novas.

Baixando o Prana-Updater.
O link que eu conheço está num site de downloads do eAthena. Mais o site não permite mais que você acesse o download diretamente pelo arquivo, ou seja, você precisa necessariamente ir até o site e clicar no link dentro do site. Se você pegar o link direto do Prana Updater

(http://eamirror.skamfroj.net/client/updater-4.0%5B20.10.2004%D5.rar), colar no seu browser preferido e dar ok vai perceber que não vai conseguir fazer o download. Então proceda da seguinte maneira:

1) Entre no site não-oficial de downloads do eA ( http://eamirror.skamfroj.net/ )
2) Vá até a aba de Cliente (Client Stuff) E clique em Show/Hide. No quadro que abriu, escolha o link Prana Updater v4 e baixa normalmente.

2) Configurando o Auto-Patcher:

Depois que você fez o download do Prana Updater v4.0, extraia ele para uma pasta qualquer.

- Configurando o arquivo de Auto-Patcher:

Dentro da pasta do Prana Updater você deve ter uma pasta com o nome de "Put this on webserver somewhere". Entre nessa pasta e você verá duas pastas, a pasta "Config" e a pasta "Example page". Abra a pasta Config e dentro dela você verá dois arquivos, o "updater4.cfg" e o "updates4.list". O arquivo updater4.cfg vai conter a configuração do auto patcher (endereço dos arquivos, ip do server website e etc..). E o arquivo updates4.list vai conter a lista dos arquivos (.rar ou .zip) que o Prana vai baixar quando for executado.

- O arquivo updater4.cfg:

Esse arquivo contém a configuração do auto-patcher e precisa ser configurado corretamente para que o Prana funcione sem problemas.
Abra o arquivo updater4.cfg que está na pasta "Config" pelo bloco de notas. Configure esse arquivo de acordo com o código abaixo.

################################################
################################################

// Homepage showing inside updater, this can be also local file (text or html)
Homepage=www.suapagina.com // Aqui você coloca o endereço da pagina que vai carregar no auto patcher. (contendo informações sobre as ultimas notícias ou atualizações.)// Link to config file (can be on internet can be also stored local)
Config_link=www.seusite.com/arquivos/updater4.cfg // Leia a OBS 1 em baixo.
// Updates list.
Patch_List=http://www.roupdate.neoprana.org/config/updates4.list // Leia a OBS 2 em baixo.
// Name of updater.
Filename=AutoPatcher.exe // Nome do arquivo de Auto-Patch
// Title Window Name
TitleWindowName=Meu Server // Texto da barra de titulo.
// UpdateClientInfo - Write new clientinfo inside data\ directory? (0=no, 1=yes)
OverWriteClientInfo=1 // Deixe assim.
// Name of clientinfo file, if UpdateClientInfo=0 this will be ignored
ClientInfoName=sclientinfo.xml
// Execute Exe (no function yet)
Execute=none // Deixe assim.
// Disable start button till all one of is online
DisableStartTillOnline=1 // Deixe assim.
// can be ur homepage ...
Registrationweb=http://icaro.no-ip.biz:9999/cp/ // Coloque aqui o site do seu server (se tiver um)
// Background Sound
BGM_Sound=minhamusica.mp3 // Se deseja que uma musica toque quando o usuario executar o Auto-Patcher, coloque o nome do arquivo aqui. (a musica deve estar na pasta BGM, no diretório do seu RO.
// Server Ping should be showed? (0=no, 1=yes) (no function yet)
ShowServerPing=1 // Deixe assim.
//  if u dont know what to type leave it else check athena support board
XmlVersion=<?xml version="1.0" encoding="euc-kr" ?>  // Deixe assim.
// How many servers [normal 1 server - extended 2 servers], I don't support more then 2 servers...
HowManyServers=1 // Coloque 1 se o seu server tem 1 sub server ou 2 se tiver 2 sub servers.
// how many clientinfo's 1 or 2? (if 2 servers andHowManyClientInfos=1 both will be writen in 1 clientinfo)
// ClientInfoName will be taken from config_1
HowManyClientInfos=1 // Se você tiver somente 1 server deixe assim como está. Senão mude para 2. (o max é 2)

[Config_1]
ServerName=serverRO // Nome do seu server.
// Name of Ragnarok client. To prevent user stat with client make it .dll
ClientName=HexedSakexe.exe // Executavel que o Prana vai abrir ao termino do Patch.
ClientInfoName=sclientinfo.xml // Deixe assim.
// Using dyndns (0=no, 1=yes) even if u use dyndns and ur client can handle url let updater write dyndns adress

instead of ip!
Dyndns=0
// Dydns adress or  IP there x.x.x.x
IpResolve=ipdoserver // Coloque o dydns ou IP do seu server aqui.
Display=serverRO // Nome do seu server novamente.
Desc=Servidor Unico // Descrição do server aqui.
Servicetype=korea
Servertype=sakray
//this are standard athena ports aegis use different
Account=6900 // Porta do login-server
Char=6121 // Porta do char-server
Map=5121 // Porta do map-server
// Admin Accounts
Admin_1=704554 // Coloque o id dos admins aqui. (se tiver só um deixe o segundo campo vazio.)
Admin_2=704558

[Config_2]
ServerName=server2RO // Nome do seu segundo server.
// Name of Ragnarok client. To prevent user stat with client make it .dll
ClientName=HexedSakexe.exe // Executavel que o Prana vai abrir ao termino do Patch.
ClientInfoName=sclientinfo.xml // Coloque o nome do sclientinfo do segundo server aqui.
// Using dyndns (0=no, 1=yes) even if u use dyndns and ur client can handle url let updater write dyndns adress

instead of ip!
Dyndns=0
// Dydns adress or  IP there x.x.x.x
IpResolve=ipdoserver // Coloque o dydns ou IP do seu segundo server aqui.
Display=server2RO // Nome do segundo server aqui.
Desc=Server 2 // Descrição do segundo server aqui.
Servicetype=korea
Servertype=sakray
//this are standard athena ports aegis use different
Account=6900 // Porta do login-server referente ao segundo server
Char=6121 // Porta do char-server referente ao segundo server
Map=5121 // Porta do map-server referente ao segundo server
// Admin Accounts
// Admin Accounts
Admin_1=704555 // Coloque o id dos admins aqui. (se tiver só um deixe o segundo campo vazio.)
Admin_2=704556

Observações:

Lembre-se também de que se o seu server tiver somente 1 subserver e você tiver configurado HowManyServers=1, o Prana só carregará as informações contidas no bloco [Config_1] e você não precisará confiigurar o [Config_2]

OBS 1:
Todas as vezes que o usuario abrir o Auto-Patcher ele vai acessar um endereço (do seu site) e pegar de lá as informações que ele vai usar na configuração do servidor. Assim você vai poder atualizar no seu site as informações de configuração do Prana. Para que ele não precise baixar o Auto Patcher todas as vezes que uma atualização nova sair no seu server.

// Link to config file (can be on internet can be also stored local)

OBS 2:
Da mesmo modo que eu disse na primeira observação, todas as vezes que o usuario abrir o Auto-Patcher, o Prana vai pegar a lista de arquivos que ele irá baixar no site que você determinar. Ou seja, todas as vezes que você criar um novo patch, você só vai precisar ripar ou zipar o patch e adicionar ele na lista de arquivos que o Prana vai baixar (updates4.list).

// Updates list.
Patch_List=www.seusite.com/arquivos/updates4.list // Leia a OBS 2 em baixo.

Com o updater4.cfg configurado vamos para o arquivo updates4.list.

3) Criando a lista de arquivos.

- O arquivo updates4.list:

O arquivo updates4.list, como ja foi dito, contém a lista de arquivos que o Prana vai baixar. Vejamos um exemplo de como pode ser esse arquivo:

##########################################
##########################################

[Updates]
Update_1=http://www.seusite.com/arquivos/patch1.zip
Update_2=http://www.seusite.com/arquivos/patch2.zip
Update_3=http://www.seusite.com/arquivos/patch3.zip
Update_4=http://www.seusite.com/arquivos/patch4.zip
Update_5=http://www.seusite.com/arquivos/patch5.zip

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Após ter terminado de configurar esses dois arquivos. Copie-os e cole-os na pasta Prana-Updater, substituindo assim os dois arquivos que lá estão.
Agora seu auto-patch está quase terminado! Vamos ver alguns detalhes:

Quando você abre seu Auto-Patcher você vê abaixo uma imagem em um quadrado. Essa imagem pode ser trocada dentro da pasta Prana-Updater\GUI . O nome da imagem que aparece abaixo é "logo.jpg". Edite-a como quiser e substitua sua imagem customizada na pasta. Lembrando que isso não altera em nada no funionamento do auto-patcher. Se não quiser substituir, simplesmente ignore esta parte do tutorial ^^.

Agora seu patch está pronto para ser distruibuido aos players do seu server! Para tal....

4) Compactando e Enviando aos players

Agora que seu patch está terminado você pode distribui-lo para os players do seu server. Para criar um instalador que instale o seu server e junto com ele o Auto-Patcher (ná verdade só o auto-patcher pois ele que irá fazer o download do server.) Você pode usar um Software criado pela renomada Click Team que é o Install Creator. Você pode baixar o Install Creator pelo link abaixo:

http://www.clickteam.com/webftp/files/4/5/icinst.exe

u considero ele um dos melhores softwares para criação de instaladores customizados. Vale a pena usa-lo!

Qualquer duvida por favor postem! Eu estou sempre a disposição
victor1944
aew blz ta tudo certo mais eu naum sei o que colocar no Patch_List e Config_link
no updater4.cfg e no updaters4.list por favor responde aew flw..
( tenta ai por favor me responde com muitos detalhes )
rox08
QUOTE(victor1944 @ 27 Jan 2007, 09:23 PM)
aew blz ta tudo certo mais eu naum sei o que colocar no Patch_List e Config_link
no updater4.cfg e no updaters4.list por favor responde aew flw..
( tenta ai por favor me responde com muitos detalhes )
[snapback]90433[/snapback]

Ele deve ta meio off do forum então eu vo tentar responder.
No Config_list: você coloca o caminho aonde ta hospedado o updater4.cfg, pro pathc ver se tem alguma atualização de configuração.Exemplo:
Config_link=http://paginas.terra.com.br/informatica/liperox/arquivos/updater4.cfg

E no Updaters4.list:
Você coloca o caminho do arquivo aonde esta o updaters4.list(lista de atualização) pra ele ver se não tem atualização.
Patch_List=http://paginas.terra.com.br/informatica/liperox/arquivos/updates4.list

Os arquivos tem que ta na net.
victor1944
http://img256.imageshack.us/img256/936/errofdpuw0.png
olha o erro ke da
rox08
me manda o link aonde ta hospedado o updates4.list
rox08
OK esse link você coloka no Patch_list.

E dentro dele voCê coloca as atualizações, não o link dele e sim os link dos arquivos ripados.
Se não tiver nem um deixe em branco.
victor1944
po ok blz mais o que eu coloc no updates4.liist deixo em branco tambem?
rox08
QUOTE(victor1944 @ 28 Jan 2007, 04:57 PM)
po ok blz mais o que eu coloc no updates4.liist deixo em branco tambem?
[snapback]90506[/snapback]

Como assim? Eu falei se você nao tiver atualização deixar em branco no updates4.list
victor1944
de qualquer maneira aparece o erro de cima
rox08
Se ta fazendo errado. Você seguius passos do tutorial??
Me passa o link do updater4.cfg
victor1944
aff eu acho ke descobri o erro
é por que eu tiro o site no updates4.list
ai eu vou la no meu patch e da o erro de cima
quando eu volto pro updates.list o site ta lá
como ele naum salvesse
victor1944
ke merd* car*lho naum vai sem aparece um erro
rox08
OK mas ainda a lista de updates ta errada tira o link dela salve e upe navemente no hoster.

E no cfg tira aquele BGM que não vai pegar nos pcs dos otros pq é um BGM que não contem na pasta normal.
So se você colocar pra atualizar ele.
victor1944
aew po concertei agora quando eu coloco da um erro aki
Can't Find RO Client
The name of client must be: Konoha-RO.dlx
ai eu peguei um client e coloquei esse nome ai aparece isso
Can't Find RO Client
tem que ter um client apropriado porque no Tutu aki no post njaum fala disso
rox08
QUOTE(victor1944 @ 28 Jan 2007, 05:33 PM)
aew po concertei agora quando eu coloco da um erro aki
Can't Find RO Client
ai eu peguei um client e coloquei esse nome ai aparece isso
Can't Find RO Client
tem que ter um client apropriado porque no Tutu aki no post njaum fala disso
[snapback]90516[/snapback]

Nas configurações do updater4.cfg dai tem ClientName=
Dai você coloca com a extensão .exe

ClientName=Konoha-RO.exe
victor1944
aew pronto ta quase pronto só falta uma coisa um arquivo .exe se eu pego de outro server naum abre entende ai eu preciso de um arquivo .exe se sabe aonde eu pego isso
rox08
Você precisa do client.exe pega o cliente de otro serve e só edita o nome, se ele não abrir é um otro problema que os cara não insinaram no tutorial, dai vo te insinar.
victor1944
po é nau mvai o client naum abre eu colo qualquer um ai sai akele oerro só que naum abre nada ve se tu sabe como criar um .exe algo assim sem ser pelo DIFF ke tambem naum ta funcionando
rox08
Cara você tem que criar um otro sclintinfo.xml faz assim, abre o bloco de notas copia o seu sclintinfo.xml e cola no bloco de notas, salve como enganar.xml dentro da pasta data que você usa. Agora vai no updates4.cfg e procure a linha "ClientInfoName=" apague o que tem e coloque o enganar.xml, vai ficar assim:

ClientInfoName=enganar.xml.
Salve, upe ele no hoster e dentra entrar no jogo se fazer tudo certo, vai entrar.

Flw
victor1944
C***lho po**a que m**da seguinte o patch ta certo mais o client naum abre nau msei por que eu fiz tudinho certinho mais ai na hora de abri o client naum abre alguem sabe o que fazer plx
rox08
Faz o que eu te falei.
Cara você tem que criar um otro sclintinfo.xml faz assim, abre o bloco de notas copia o seu sclintinfo.xml e cola no bloco de notas, salve como enganar.xml dentro da pasta data que você usa. Agora vai no updates4.cfg e procure a linha "ClientInfoName=" apague o que tem e coloque o enganar.xml, vai ficar assim:

ClientInfoName=enganar.xml.
Salve, upe ele no hoster e dentra entrar no jogo se fazer tudo certo, vai entrar.

Flw

Flw
victor1944
eu fiz mais naum vai o client naum abre de qualquer geito
victor1944
pra colocar o enganar.xml é no config_1 ou no Main?
rox08
ele tem que tar na pasta data e tar editado no updater4.cfg na linha ClientInfoName=
diglo
cara ta dando uns erros aqui.. e naum to entendo o que tem que fazer nessas linhas me ajuda

// Link to config file (can be on internet can be also stored local)

// Updates list.
Patch_List=www.seusite.com/arquivos/updates4.list // Leia a OBS 2 em baixo.
rox08
se tem que colocar o link daonde ta hospedado os sequintes arquivos Updater4.cfg(aonde ta as configurações) e o Updates4.list(aonde tem alista de atualizações)
romulosk82
e ai kara blz.... me fala ai tipo num tou conseguindo passasr minha data no GrF, e nem transformar no arquivo somente Data tem como quebrar essa o mais rapido possivel, e tipo só com a data ele abre fais o download mas ai...
1º nums ei aonde por o plana
2º a primeira vez abre.... na segunda apareçe um erro dizendo pra falar com GM algo assim

tem como quebrar essa ai kara... blz... flws braço^^
romulosk82
opa e awe kara tipo o auto-patch ta dando todas as resposta certinha mas ai eu num tou conseguindo transformar a minha pasta da em arquivo grf como q fais qubra essa ^^... vlw
Brunow
novo server de ragnarok venham testa estamos em verção beta

http://acrero.20megsfree.com/index.html
leobhbot
Ajuda eu aqui tipo o auto patcher baixa tudo mais a Opção Go Ragna-Ro (para inicia o hexed e entrar no jogo) Fica desabilitada.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.